Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Rio Grande do Norte recebe primeiro evento itinerante do Investe Turismo
Início do conteúdo da página
INVESTE TURISMO

Rio Grande do Norte recebe primeiro evento itinerante do Investe Turismo

Rota Natal e Litoral abrange a capital e outros oito municípios do estado

  • Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h00
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 17h08

Por Geraldo Gurgel

04 06 19 investe turismo RN
O secretário Aluizer Malab durante o lançamento do Investe Turismo, em Natal. Crédito: Moraes Neto

Com nove municípios contemplados pela rota estratégica Natal e Litoral, o programa Investe Turismo foi lançado nesta terça-feira (4), em Natal, pelo secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab. O programa é realizado em parceria com a Embratur, o Sebrae e secretarias estaduais de turismo. O evento contou com a participação de gestores, técnicos e empreendedores do setor turístico. Ao todo, o Investe Turismo contempla 30 rotas turísticas em todo o Brasil, sendo pelo menos uma por estado.

“Essas primeiras rotas vão liderar um trabalho contínuo ao longo da atual gestão do MTur. A regionalização e parcerias vão nortear as ações do Investe Turismo. Precisamos definir estratégias para cada rota prioritária. É o início de um grande projeto numa área muito importante para o Rio Grande do Norte”, disse Malab, reforçando que o programa começa focado em rotas estratégias para trabalhar o desenvolvimento do turismo de forma regional e integrada com parceiros públicos e privados.

Para o diretor do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcante, a parceria é primordial para o desenvolvimento do turismo potiguar, mesmo onde a atividade já está consolidada, como no Polo Costa das Dunas, região turística que abrange municípios ao sul e norte de Natal. “Estamos apostando nessa parceria com o Ministério do Turismo, conectando estratégias com produtos turísticos e tecnologia para que o turismo dê a sua contribuição, ainda maior, na geração de emprego e renda para o estado.”

A secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria Costa, também defendeu a integração entre os destinos estratégicos incluídos na rota potiguar e os parceiros do Investe Turismo no estado. “Fomos contemplados com os destinos mais visitados, com grande demanda de serviços, capacitação e governança”, afirmou. Além de Natal, a rota vai beneficiar Parnamirim, Tibau do Sul (Pipa) e Baía Formosa, ao sul da capital. Ao norte de Natal ficam Extremoz (Genipabu), Maxaranguape (Maracajaú), Touros e São Miguel do Gostoso, na esquina do continente, e Galinhos, vilarejo bucólico cercado pelo mar, salinas e manguezais só alcançado por barco e carro 4x4.

Uma das estratégias para o Rio Grande do Norte vai ser o trabalho de qualificação e gestão que é feito pelo Senac-RN, vencedor do 1º Premio Nacional do Turismo na categoria qualificação profissional. A forma inovadora com que a instituição atua no mercado do turismo tem levado os profissionais treinados na escola de turismo e hotelaria do Senac, em Natal, a quase 100% de empregabilidade no setor.

Bye Bye Natal

Ainda na capital potiguar, o secretário do MTur visitou as obras do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador, em fase de conclusão com recursos do MTur no valor de R$ 8 milhões. A recuperação da antiga base de hidroaviões de Natal e o Memorial do Aviador, que retrata os primórdios da aviação no Rio Grande do Norte e durante a II Guerra Mundial, formam um complexo turístico e cultural, nas margens do rio Potengi, que resgata Natal como a maior base americana fora dos Estados Unidos na época da guerra. Um musical apresentado na abertura do seminário itinerante do Investe Turismo é um dos produtos turísticos da economia criativa já apresentado em Natal fora do roteiro tradicional de sol e mar.

Edição: Vagner Vargas

Fim do conteúdo da página