Bancada mineira quer apoio do MTur para reconhecer Parque do Peruaçu como patrimônio mundial
Ministro do Turismo recebeu deputados federais nesta quarta-feira (22), em Brasília
Pautas do Estado foram apresentadas ao ministro. Foto: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu com quinze deputados federais da bancada mineira para debater pautas de interesse do setor no estado. Um dos pedidos dos parlamentares tratou do reconhecimento, pela Unesco, do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, como patrimônio natural e cultural da Humanidade.
O ministro se comprometeu a levar o pleito para uma reunião do MTur com a Unesco, marcada para junho. O parque tem cerca de 170 cavernas, incluindo a cavidade natural que guarda a maior estalactite do mundo, e registros de pinturas rupestres que comprovam a presença humana na região há cerca de 10 mil anos.
A bancada também formalizou um pedido de apoio à reforma do barco Benjamin Guimarães, uma grande embarcação construída nos Estados Unidos no ano 1913 e adquirida por uma empresa da cidade mineira de Pirapora. Para voltar a navegar pelo Rio São Francisco, o último barco a vapor do mundo precisa de ampla reforma, mantendo posto de atração principal do turismo local.
O deputado federal Igor Timo agradeceu o empenho do ministro no desenvolvimento do Memorial de Brumadinho. Marcelo Álvaro Antônio disse que o estudo de viabilidade do projeto está pronto.
Ediçao: Vanessa Sampaio