Em Foz do Iguaçu, investimentos em Turismo são foco de Encontro de Líderes do setor
Evento debate como a captação de recursos, o acesso ao crédito e políticas de investimentos renovam potencial econômico do mercado de viagens
Por André Martins e Vanessa Sampaio
Ministro Marcelo Álvaro Antônio abriu evento em Foz do Iguaçu. Crédito: Roberto Castro/MTur
Representantes nacionais e estrangeiros de agências de fomento, bancos, fundos de investimento e dos setores público e privado estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR) para debater ações voltadas à captação de recursos ao turismo. A cidade será palco, até sexta-feira (17), do I Encontro de Líderes – Turismo, Negócios Investimentos. O objetivo é ampliar relacionamentos para consolidar a atividade no centro da agenda econômica do país.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, presente na abertura do evento na noite desta quarta-feira (15), lembrou que medidas já adotadas no governo Jair Bolsonaro vão aprimorar a atração de investimentos no setor, que já registra crescimento. “Ações como a isenção de vistos, que já eleva a procura do destino Brasil, e a abertura de empresas aéreas ao capital estrangeiro, que avança no Congresso e impulsiona a chegada de companhias low cost, reforçam nosso potencial. O turismo é a grande oportunidade para o país gerar emprego e renda”, destacou. Ele também apresentou oportunidades de investimento pelo Fungetur e Prodetur+Turismo, programas do Ministério do Turismo que garantem acesso ao crédito para financiamento de projetos públicos e privados de turismo em todo o Brasil.
Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o evento é um exemplo de que a cidade acredita no turismo. “Essa é a nossa essência, essa é a nossa alma. Precisamos nos unir e nos fortalecer porque nosso país tem muito a crescer se acreditar no Turismo”, destacou.
PROGRAMAÇÃO - Nesta quinta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, Aluizer Malab, será um dos palestrantes de painel sobre diretrizes, planos e estratégias para o desenvolvimento por meio do turismo, debate que também vai contar com autoridades da Secretaria de Aviação Civil e dos ministérios da Infraestrutura e da Economia. Já o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística do MTur, Marcelo Moreira, vai fazer, no mesmo dia, uma apresentação a respeito de linhas de crédito disponíveis ao setor.
O evento conta com a participação de instituições como BNDES, Banco Mundial e BID, além de fundos de investimento da China, Estados Unidos e Canadá. A organização do encontro, realizado no Wish Resort Golf & Convention, é do jornal Mercado & Eventos, em parceria com a Promo Marketing Inteligente. O evento tem patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e apoio do MTur, da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur) e da Prefeitura Municipal de Foz, entre outros.
BUSCA DE RECURSOS - A atração de investimentos é o foco da participação do MTur em agendas internacionais. Nos últimos dois anos, a Pasta marcou presença em encontros como o MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês), uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário, na França; no International Hotel Investment Forum (IHIF), em Berlim, na Alemanha, e na CIFTIS - China Beijing International Fair for Trade in Services, em Pequim.
Durante os eventos, empresários e representantes de governos estaduais e municipais apresentam a investidores projetos em áreas como hotelaria, parques temáticos, centros de eventos e marinas. Neste mês, em reunião com executivos na Espanha, o ministro Marcelo Álvaro discutiu a ampliação de aportes do Grupo Globalia no Brasil. A organização, um dos maiores conglomerados europeus de turismo, adiantou que a Air Europa, uma de suas empresas, vai pelo menos dobrar a oferta de voos ao Brasil.