MTur e Governo do Rio traçam estratégia para atrair turistas isentos de visto
Ministro e governador se reuniram hoje em Brasília para definir ações de divulgação para os Estados Unidos. Na pauta foi discutida, ainda, o reforço da promoção internacional na China
Por Darse Júnior
O secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, o governador do Rio, Wilson Witzel, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante reunião em Brasília. (Crédito: Roberto Castro/MTur)
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, definiram nesta quinta-feira (09), em Brasília, que o governo federal e o estado - principal portão de entrada do turismo de lazer do Brasil - vão traçar uma estratégia integrada de promoção dos destinos nacionais nos países beneficiados pela isenção de visto, com foco nos Estados Unidos. O governador estipulou a meta de dobrar os atuais 2 milhões para 4 milhões de turistas estrangeiros que visitam o estado nos próximos quatro anos.
“A junção de esforços é fundamental para otimizarmos o gasto público e impulsionarmos o setor de viagens”, comentou o ministro do Turismo. “Sabemos que o turismo é o nosso novo petróleo e vamos criar todas as condições para ele se desenvolver no nosso estado”, comentou o governador Wilson Witzel. De acordo com o setor hoteleiro, as taxas de ocupação registraram recorde nos quatro primeiros meses de 2019. “Em março, mês do carnaval, o índice ficou acima dos 90%”, destacou Witzel. Entre as ações propostas na reunião estão a criação de um escritório de representação dentro da Disney para atrair turistas para o Rio de Janeiro. “Essa foi uma sugestão dada pelos executivos das empresas de transporte aéreo que operam nos Estados Unidos e, por isso, conhecem o mercado”, comentou o governador.
Ele também reforçou a importância de atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Atualmente, a China envia mais de 135 milhões de viajantes para o mundo e menos de 0,5% escolhe destinos brasileiros. O ministro informou que, em outubro, será realizado o Fórum Global de Economia do Turismo em Macau, na China, e o Brasil será o país homenageado junto com a Argentina. Na ocasião, Marcelo Álvaro Antônio convidou o Estado do Rio de Janeiro para participar do evento e destacou que o MTur tem tratado junto ao Ministério das Relações Exteriores para implementar o visto eletrônico para os chineses.
Também participou da reunião o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, que ressaltou que o estímulo do presidente Jair Bolsonaro é fundamental para o desenvolvimento do Turismo no Brasil. "O nosso setor promove o desenvolvimento de uma forma totalmente sustentável, ajudando a preservar os recursos naturais", afirmou.