MTur apresenta Plano de Integridade ao TCU
Ministro da Pasta entregou ao presidente do TCU, José Múcio Monteiro, cópia de documento que norteará novo modelo de governança no Turismo
Por Lívia Nascimento
Ministros discutiram ações em parceria entre MTur e TCU. Foto: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (17) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, para entregar o Plano de Integridade do Ministério do Turismo construído dentro da meta dos primeiros 100 dias do governo federal. De acordo com a portaria interna nº 123, de 10 de abril de 2019, a integridade é um princípio fundamental da boa governança e estratégia eficaz no combate a corrupção, dando legitimidade, confiabilidade e eficiência às demais atividades da Pasta.
“Fizemos um importante alinhamento entre o TCU e o Ministério do Turismo visando a implantação de uma nova pauta de governança e integridade, para que possamos entregar ao cidadão brasileiro um serviço cada vez de maior qualidade, com foco na responsabilidade e austeridade do uso do recurso público. Com dinheiro público, a responsabilidade é dobrada”, comentou o ministro.
O Plano de Integridade tem como objetivo proporcionar qualidade na prestação dos serviços públicos do MTur. A Pasta tem como missão desenvolver o turismo brasileiro como atividade sustentável, economicamente competitiva, com papel relevante na geração de renda, emprego e divisas, na inclusão social, na redução de desigualdades regionais e na preservação do meio ambiente.
Na ocasião, umas das propostas para otimizar o trabalho foi a realização de uma reunião conjunta para tratar de assuntos de interesse dos dois órgãos. “É importante porque estabelece um horizonte no trabalho e os processos começam a ter princípio, meio e fim, o que facilita para o TCU. Propus ao ministro fazermos uma reunião com as equipes para deixar os caminhos mais estreitos e colocar no papel tudo o que for produto final do nosso entendimento. Avalio como muito produtiva essa reunião”, afirmou Múcio.
As metas e os prazos para construção e implementação do Programa de Integridade no MTur serão definidos pela Unidade de Gestão da Integridade, que atuará em conjunto com a área de governança e gestão de riscos. Durante o período, serão implementados o Código de Conduta, a Gestão de Riscos de Integridade, a Política de Integridade para Terceiros, além dos mecanismos de interação entre as demais áreas do governo e consolidação das informações relativas às ações desenvolvidas, bem como os resultados alcançados e recomendações de novas ações, seguindo a orientação da Controladoria Geral da União (CGU).
Edição: Vanessa Sampaio