Governo federal se une pela modernização dos serviços digitais ao cidadão
Titulares do Turismo, Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia se reúnem com secretário geral da Presidência da República para discutir ações em parceria
Ministro Floriano Peixoto (SGPR) recebeu titulares do Turismo, Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia e representantes do Ministério da Economia. Foto: Roberto Castro/MTur
O ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Floriano Peixoto, se reuniu com os ministros Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e representantes do Ministério da Economia para discutir uma série de ações para a modernização do estado no atendimento ao cidadão. A reunião foi realizada no Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (16).
A apresentação destacou o caráter transversal dos novos programas sob gestão da Secretaria-Geral, em apoio à atuação de diversos ministérios, bem como as ações da Secretaria Especial de Modernização do Estado e as ações da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, com destaque para o “Plano Rio Branco”, com foco no norte do Pará.
Na avaliação do ministro Marcelo Álvaro Antônio, “a tecnologia precisa ser incorporada em todas a estruturas de governo para promover um relacionamento mais eficiente com as pessoas”. Segundo a SGPR, somente no primeiro trimestre, 27 serviços federais já foram digitalizados. Entre eles estão o certificado internacional de vacinação e a autorização para importação de produtos de origem animal.
Além disso, entre as metas dos primeiros 100 dias da gestão Bolsonaro, esteve a assinatura do decreto que institui o portal único “gov.br” e dispõe sobre as regras de unificação dos canais digitais do governo federal. O desafio é atualizar o Estado e oferecer serviços mais ágeis, acessíveis, simples e eficientes aos cidadãos.
AGENDA ESTRATÉGICA – Ao longo do dia, o ministro Marcelo Álvaro Antônio também se reuniu com os secretários nacionais da Pasta – Daniel Nepomuceno, Bob Santos, Aluizer Malab e Robson Napier – para avaliar resultados parciais das ações prioritárias das áreas técnicas e monitorar o andamento de programas estratégicos do ministério.
À tarde, o titular do MTur recebeu os deputados federais Dr. Leonardo, Ronaldo Santini, Rodrigo de Castro e José Nelto, que apresentaram a Álvaro Antônio projetos para desenvolver a cadeia produtiva do turismo em seus estados - MT, RS, MG e GO, respectivamente.
Álvaro Antônio recebeu ainda o presidente do grupo Gremi Internacional, Piotr Maj, para tratar do projeto Eco Estrela, que terá a bandeira Six Senses no Rio Grande do Norte. O projeto terá cinco fases, com investimento total de cerca R$ 6 bi, e movimentará a economia local com a geração de emprego e renda na região.
Ministro recebeu parlamentares na tarde desta terça-feira (16). Foto: Roberto Castro/MTur