MTur apoia retomada do turismo na região de Nova Lima
Ministro Marcelo Álvaro Antônio discute formas de incentivar a recuperação do setor em áreas afetadas
Por André Martins
Ministro se reuniu com lideranças do trade turístico local. Foto: Roberto Castro/MTur
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, cumpriu agenda nesta sexta-feira (29) na cidade de Nova Lima (MG), onde se reuniu com representantes da prefeitura e empresários do setor. Na pauta, formas de reverter perdas ao turismo local devido ao risco de rompimento de barragens na região de Macacos, distrito que concentra alguns dos principais atrativos da cidade.
Os empresários fazem parte do Instituto Sebastião, criado após a tragédia da Vale em Brumadinho (MG) para incentivar a retomada do turismo. A entidade pede apoio ao MTur para, por meio de campanhas de marketing e divulgação na mídia, mostrar que tanto Macacos quanto Brumadinho podem manter a atividade do setor. O grupo também solicita crédito para capital de giro, medida já apoiada pelo Ministério.
“Precisamos de um grande planejamento de resgate da região. É necessário um plano de trabalho até que haja uma situação definitiva. Isso deve envolver o Ministério do Turismo, o município, a Vale, a Defesa Civil e o Ministério Público. Com esse plano, podemos inclusive trabalhar o possível apoio de outros ministérios que lidam com a questão, no sentido de ajudar na superação do quadro atual”, sustentou.
Participantes do encontro elogiaram a disposição do ministro em reunir os atores envolvidos na busca pela solução do impasse. Rosana Bittermann, idealizadora do Instituto Sebastião, agradaceu a presença de Marcelo Álvaro. “Em 63 anos que moro em Brumadinho, é a primeira vez que um ministro vem a Macacos e tem um olhar pra nossa região, pra não deixar nossa região ser destruída”, disse, sensibilizada.
O vice-prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, também considerou fundamental o envolvimento do ministro. “Foi um pontapé inicial muito bem dado. Ele conduziu tudo com muita seriedade e compromisso, envolvendo importantes atores. Eu acho que, a partir de hoje, vamos começar a avançar na reconstrução da região. O ministro tem um papel muito importante para projetos que atraiam investimentos ao turismo local”, frisou. Já a gestora de Turismo da Prefeitura Municipal, Fabiana Giorgini, destacou que a ajuda de Marcelo Álvaro pode contribuir para reverter a excessiva dependência do município do setor de extração mineral.
PREFEITURA - No final da tarde, Marcelo Álvaro Antônio também se reuniu em Nova Lima com o prefeito do município, Vitor Penido. Ele destacou as perspectivas de recuperação do turismo na região e se comprometeu a avaliar a liberação de recursos de emendas parlamentares destinadas a investimentos em infraestrutura no município.
ATRATIVOS - A comunidade de Macacos, como popularmente é conhecido o distrito de São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima, é um dos destinos turísticos mais procurados na região. Muito próximo a Belo Horizonte, atrai visitantes devido à sua beleza natural, com um cenário composto por montanhas e cachoeiras, além de uma rica gastronomia e de uma grande variedade de cervejarias.
Edição: Vanessa Sampaio