Turismo prepara campanha com foco na isenção de visto
Ação realizada pela Embratur com foco nos quatro países beneficiados apresentará a facilidade, que tem o objetivo de ampliar a presença desses turistas no Brasil
Por Lívia Nascimento
Brasil simplifica entrada de americanos, australianos, canadenses e japoneses, eliminando exigência de visto para turistas. Foto: Roberto Castro/MTur
O Ministério do Turismo, por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), prepara uma grande campanha de divulgação para a isenção de vistos para cidadãos americanos, australianos, canadenses e japoneses. A medida será anunciada na próxima terça-feira (19) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em visita oficial aos Estados Unidos. Trata-se de uma demanda histórica do setor de Viagens, que vem sendo discutida há 15 anos e que será implementada antes de completar os primeiros 100 dias da atual gestão do governo federal.
No plano, estão previstas ações digitais, de relações públicas e de publicidade para anunciar aos países beneficiados a facilidade para a entrada no país. “Esta é uma importante conquista para o setor de Viagens brasileiro. Estamos confiantes que esta medida resultará em um incremento significativo na entrada de receitas no país, contribuindo consequentemente para a criação de novos postos de trabalho e desenvolvimento econômico”, avalia o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Os quatro países, considerados estratégicos pelo Ministério do Turismo, contam atualmente com a facilidade do visto eletrônico. De acordo com estimativas do governo, a medida resultou em um aumento de 35,2% nas emissões de vistos (eletrônicos e tradicionais). Se todos os vistos solicitados em 2018 forem convertidos em viagens, haverá um incremento de 217.858 turistas, em relação a 2017, totalizando 836.245 turistas, com impacto total de US$ 1 bilhão.
Edição: Vanessa Sampaio