Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Rio de Janeiro celebra 454 anos em ritmo de carnaval
Início do conteúdo da página
DATA COMEMORATIVA

Rio de Janeiro celebra 454 anos em ritmo de carnaval

Principal destino turístico internacional do Brasil, a "Cidade Maravilhosa" aniversaria no clima da folia considerada um dos maiores espetáculos do planeta

  • Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 09h00
  • Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2019, 16h15

Por Geraldo Gurgel

MuseudoAmanha brunaPrado
O Museu do Amanhã, um dos atrativos turísticos da capital que completa 454 anos nesta sexta-feira. Crédito: Bruna Prado

Com uma “Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar" reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural mundial e ostentando o título de Capital Mundial da Arquitetura, o Rio de Janeiro comemora 454 anos nesta sexta-feira (01). A aniversariante é conhecida internacionalmente por diversos ícones culturais e paisagísticos, como os morros do Pão de Açúcar e da Urca, interligados pelo Bondinho desde 1912; o Pico do Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor; além de outros atrativos do Parque Nacional da Tijuca como o Bico do Papagaio, Pedra da Gávea, Dois Irmãos e Vista Chinesa.

 As praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes - cartões postais da cidade - integram-se à paisagem urbana, assim como as lagoas da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Rodrigo de Freitas. A lista de atrativos culturais, arquitetônicos e paisagísticos é longa, desde a ilha de Paquetá, na Baia da Guanabara com a ponte Rio-Niterói, até várias fortificações, como o Forte de Copacabana. Têm as igrejas da Candelária, da Glória, o Mosteiro de São Bento e a Catedral de São Sebastião, em forma de cone; o Estádio do Maracanã, os Arcos da Lapa, o Theatro Municipal, inspirado na Belle Époque parisiense; a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, o moderno Museu do Amanhã, a Marina da Glória, o Aterro do Flamengo, a Enseada de Botafogo, o Porto Maravilha e o Boulevard Olímpico.

Entre os palácios destacam-se o Catete, Guanabara e Tiradentes. Já as festas e ritmos populares vão do réveillon de Copacabana ao carnaval, passando pela Bossa Nova e o samba. A cidade foi fundada por Estácio de Sá, em 1565, na atual Fortaleza de São João, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, depois de mais de 10 anos de ocupação francesa, nas margens da baía de Guanabara. A baía havia sido descoberta pelos portugueses em janeiro de 1502, daí o nome da cidade. É que a região lembrava a foz de um rio. O povoado de "São Sebastião do Rio de Janeiro", em homenagem ao padroeiro, São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro, foi transferido para o Morro do Castelo, no centro da cidade, removido em 1922 durante uma reforma urbana. O Túnel Velho entre Botafogo e Copacabana e o Hotel Copacabana Palace, construído em 1923, expandiram o turismo para a zona sul da cidade, além da inauguração do Cristo Redentor, em 1931, tornando-se um dos cartões postais do Rio e do Brasil.

Durante 197 anos, o Rio de Janeiro foi a capital da colônia, império e república (1763-1960). A cidade também foi sede da Coroa de Portugal (1808 - 1821), quando a corte portuguesa desembarcou no Brasil com cerca de 15 mil nobres, fugindo de Napoleão. É dessa época, por exemplo, atrativos como a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional e o Jardim Botânico. Um passeio a pé pelo centro histórico e zona portuária leva o turista por vários pontos turísticos que remontam os três períodos da história do Brasil. O Cais do Valongo, também considerado patrimônio mundial da UNESCO, ainda guarda vestígios do tráfico de escravos, e faz parte do roteiro turístico da cidade que a mais de quatro séculos e meio é a síntese cultural e espelho do Brasil.  Que tal fazer um roteiro para desbravar a aniversariante em ritmo de festa? 

registrado em:
Fim do conteúdo da página