Programas de monitoramento e avaliação no turismo recebem reconhecimento nacional
Prêmio Nacional do Turismo condecorou três destaques entre os 16 projetos que disputaram a categoria
Por Geraldo Gurgel
Vencedores da categoria Monitoramento e Avaliação do Turismo recebem prêmio em cerimônia no Rio de Janeiro. Foto: Roberto Castro/MTur
O Programa de Otimização e Performance (POP) da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) obteve a melhor avalição da comissão julgadora que analisou 16 propostas concorrentes ao 1º Prêmio Nacional de Turismo na categoria Monitoramento e Avaliação no Turismo. O certame recebeu um total de 241 projetos e ações, entre os quais reconheceu 21 iniciativas brasileiras, desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos, consideradas inovadoras para o setor no país.
A ação da secretaria baiana (1º lugar) utiliza um sistema de monitoramento online que atua na captura, processamento e monitoramento de opiniões públicas em tempo real. O objetivo do POP é melhorar a reputação dos equipamentos culturais, atrativos turísticos e meios de hospedagem da capital. O programa monitora as avaliações sobre 37 equipamentos culturais e atrativos turísticos, além de 80 meios de hospedagem de Salvador. Os comentários são acompanhados em mais de 175 sites de avaliações e agências de turismo online, em 45 idiomas.
A análise semântica e tratamento das informações fornecidas nas resenhas é realizada por um algoritmo exclusivo que gera o índice Global Review Index (GRI), que mede e classifica a reputação online do destino. “O POP fornece uma visão detalhada do sentimento do visitante durante a experiência turística. Contamos com resultados mensuráveis e efetivos, que podem ser utilizados para promover a imediata melhoria dos serviços e aumentar a competitividade do destino”, explica Manoel Neto, turismólogo da diretoria de Turismo da Secult. O trade turístico também pode explorar detalhadamente as informações para entender o sentimento dos visitantes, avaliar o seu desempenho em comparação com a concorrência e identificar os pontos fortes e fracos nos atrativos da cidade.
A Contribuição do Turismo em Áreas Naturais Protegidas para a Economia Brasileira ficou em segundo lugar na análise do júri. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolveu a metodologia que pode ser utilizada por gestores de parques e outras reservas naturais para calcular os impactos econômicos gerados pelo turismo no entorno das unidades de conservação. A metodologia Tourism Economic Model for Protected Areas (TEMPA) trata de questões específicas de países em desenvolvimento.
As áreas naturais brasileiras atraem turistas do mundo todo. Os gastos dos visitantes com hospedagem e alimentação, por exemplo, nas comunidades de acesso às unidades de conservação, geram empregos e impactam a atividade econômica local. O ICMBio vem divulgando os gastos dos visitantes para reforçar a importância da atividade turística nas áreas protegidas. Em 2018, o estudo avaliou 102 áreas monitoradas. “Os resultados apresentam as contribuições e os impactos econômicos gerados localmente por cada área e visam informar tomadores de decisão, comunidades locais e o público em geral que as unidades de conservação não são importantes apenas para a conservação, mas também para o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda com o turismo”, destaca Thiago do Val, analista ambiental do ICMBio.
A inciativa do Sebrae-CE de Monitoramento da Reputação dos Destinos da Rota das Emoções foi a terceira colocada na categoria Monitoramento e Avaliação no Turismo. O projeto amplia os indicadores de mensuração de competitividade dos destinos com base em dados que contemplam a percepção dos usuários de plataformas digitais sobre a oferta dos produtos disponibilizados nos destinos que integram a Rota das Emoções nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A metodologia também contribui para que as empresas tenham um diagnóstico comparativo das avaliações realizadas pelos clientes e possam atuar na melhoria de suas estruturas, produtos e serviços.
“O monitoramento da reputação tem como base o posicionamento do roteiro turístico em sites de grande visibilidade e alcance online, identificando possíveis lacunas, estimulando o melhor posicionamento dos destinos no mundo virtual e influenciando potenciais clientes”, conta a analista do Sebrae-CE, Suilany Teixeira. Após quatro edições, segundo ela, foi possível observar evoluções como: aumento de empresas cadastradas, melhor demonstração do potencial e da oferta e do posicionamento da Rota das Emoções na internet, entre outros.
BOAS PRÁTICAS - O Ministério do Turismo criou um Banco de Boas Práticas para divulgar as dez iniciativas com melhor classificação, por categoria, no 1º Prêmio Nacional do Turismo. O objetivo é dar visibilidade e multiplicar os casos de sucesso do setor, disponibilizando contatos, vídeos e materiais informativos apresentados pelos proponentes inscritos no certame. Das 241 propostas apresentadas, 70 podem ser consultadas NESTE LINK.
Edição: Vanessa Sampaio