Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > MTur discute qualificação profissional para guias da Chapada dos Veadeiros
Início do conteúdo da página
CURSO

MTur discute qualificação profissional para guias da Chapada dos Veadeiros

Proposta de parceria com o Instituto Federal de Brasília será implementada no próximo ano e vai beneficiar profissionais da região que já atuam na área

  • Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 11h00
  • Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 11h15

Por Geraldo Gurgel

20.12.2018 ChapadaGO betogaravello
Trabalho prepara Chapada dos Veadeiros, que acaba de ter serviços de apoio à visitação concedidos à iniciativa privada, a absorver a alta da demanda esperada já para o início de 2019. Foto: Beto Garavello/Embratur

O secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, se reuniu nesta quarta-feira (19) com representantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) para firmar parceria pela qualificação profissional dos condutores ambientais que atuam na Chapada dos Veadeiros.

O projeto atende a uma reivindicação dos conselhos municipais de turismo de Alto Paraíso de Goiás e de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, que pleiteiam o curso de formação com prioridade para condutores que atuam sem certificação.

Bob Santos destacou que os serviços turísticos de atendimento ao visitante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram concedidos à iniciativa privada e a demanda por visitação na região do entorno da unidade conservação deve ser ampliada já no próximo ano.

“A região está cada vez mais investindo em infraestrutura e serviços para atender bem os visitantes então é fundamental aprimorar também a qualificação dos profissionais que recepcionam e conduzem os turistas pelos atrativos da região”, disse o secretário.

O curso, que deve ser autorizado pelo Ministério da Educação, será ministrado pelo IFB já no próximo semestre. Em reunião com técnicos do MTur, o reitor do IFB, Wilson Conciani, afirmou que deverá apresentar a proposta de ementa do curso em fevereiro de 2019. O curso técnico de formação de guia de turismo tem carga horária de 800 horas e é ofertado para maiores de 18 anos com pelo menos o nível médio de escolaridade.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página