Turismo de Saúde é tema de congresso mundial nos Estados Unidos
Ministério do Turismo integra comitiva brasileira, coordenada pela Apex, que participará das atividades do congresso em Orlando, Flórida
O Ministério do Turismo integra a comitiva brasileira que participará de 28 a 30 de outubro do 11º World Medical Tourism Congress, um dos mais importantes eventos de Turismo de Saúde no mundo. O congresso internacional será realizado em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, reunindo representantes dos vários segmentos dos setores de saúde e bem-estar e do turismo.
A comitiva do Brasil é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e tem participação da Associação Brasileira de Turismo de Saúde (Abratus). “O Brasil tem um grande potencial para o Turismo de Saúde, tanto nas vertentes médica como na de bem-estar, e os eventos internacionais são importantes para ampliarmos nosso conhecimento sobre este mercado”, afirma o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos, que representa o MTur no evento.
Segundo a Abratus, o Brasil ocupa atualmente a posição 22 no ranking mundial Medical Tourism Índex da Global Healthcare Resources, com crescimento de 20% ao ano. Os principais emissores de “turistas de saúde” para os destinos brasileiros são Estados Unidos, Emirados Árabes, Reino Unido, Egito, Omã, Alemanha e Kuait. Entre os procedimentos mais demandados estão os tratamentos cosméticos e estéticos.
“Vamos preparar o mercado brasileiro para fazer negócios com os grandes compradores internacionais, ampliando a participação do país na rota do turismo médico internacional”, diz a presidente da Abratus, Julia Lima.
Tratamentos cosméticos estão entre os procedimentos mais demandados pelo turismo de saúde no Brasil. Na imagem, turista recebe aplicação de máscara facial de argila medicinal em Gravatal (SC). Foto: Beto Garavello/Embratur
Edição: Vanessa Sampaio