Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Braços Abertos ultrapassa fronteiras do Brasil
Início do conteúdo da página
QUALIFICAÇÃO

Braços Abertos ultrapassa fronteiras do Brasil

Curso do MTur, que tem inscrições abertas até 31 de outubro, desperta interesse em residentes de países latino-americanos e de outros continentes

  • Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 15h30
  • Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 12h52

O curso de Atendimento ao Turista da plataforma Brasil Braços Abertos (BBA), que já conta com mais de 23 mil inscrições, está atraindo também estrangeiros e brasileiros que moram no exterior. Hoje, estão inscritos no canal 21 pessoas com este perfil, principalmente residentes de países latino-americanos, localizados na fronteira com o Brasil.

Entre os países latino-americanos o curso de 80 horas do BBA recebeu inscrições de cidadãos do Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Bolívia e México. O canal de ensino a distância do Ministério do Turismo despertou o interesse também de nações cujo idioma oficial é a língua portuguesa, como Moçambique e Portugal; e países referência de turismo no mundo, como Itália, Noruega, Holanda, Austrália, Áustria e até da China, maior emissor de turistas do planeta.

“A abertura deste canal de ensino a distância gratuito para outros países faz parte da estratégia do Ministério do Turismo de beneficiar países com os quais o Brasil tem acordos de cooperação no turismo, incluindo os nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Assim contribuímos para o crescimento e a qualificação do turismo como uma atividade econômica universal”, explica o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. 

 A paraguaia Veronica Alcuña é estudante do BBA. Foto: Arquivo Pessoal 

A proximidade geográfica, a familiaridade com o idioma e o interesse pelo turismo são as principais motivações de adesão ao BBA para estrangeiros que dividem fronteiras com o Brasil. É o caso de Verónica Alcuña, de 29 anos, que mora e trabalha em Cidade del Leste e ficou sabendo do BBA por meio de um amigo brasileiro. Formada em Turismo e gerente de uma rede hoteleira do Paraguai, seu maior interesse no curso são os conteúdos relacionados a atenção ao cliente, vendas e marketing. “ Por sempre ter morado na fronteira com Foz do Iguaçu, a convivência com a cultura brasileira foi constante, e, hoje, lido muito com turistas brasileiros”, comenta ela, que já conhece várias cidades brasileiras e alimenta o sonho de visitar a Amazônia. 

“O curso é muito bom, o Brasil está de parabéns”, os cumprimentos são do uruguaio Guillermo Maldonado, de 37 anos, cuja família é “metade” brasileira. Residente em Montevidéu, trabalha desde 2008 como guia de turismo e confidenciou que a rotina de estudos no BBA inclui a realização de uma unidade por dia. Guillermo conta que os principais clientes são brasileiros que visitam a capital Montevidéu e uruguaios com interesse no Brasil. Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Natal e Pipa (RN) são os destinos mais requisitados pelos uruguaios atendidos por ele.

Entre os brasileiros que moram no exterior e estão inscritos no canal do Ministério do Turismo está Clélia Cristina Polizeli. Para ela, o BBA, que tem o status de curso de extensão, o que representa uma “ajuda na vida acadêmica”. Clélia mora na região de Puglia, importante destino turístico da Itália, onde estuda Marketing e Comunicação de Empresas na Universidade de Bari.

O uruguaio Guilhermo Maldonado é estudante do BBA. Foto: Arquivo Pessoal

BBA - O curso de Atendimento ao Turista é gratuito e voltado para a qualificação em atividades do receptivo turístico. É dividido em módulos de conhecimento e o aluno poderá acessá-lo por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como smartphone, tablet ou computador. Ao concluir, o próprio aluno emite certificado online, comprovante que vale como curso de extensão. Dentro ou fora do Brasil, quem ainda quiser se inscrever o canal Brasil Braços Abertos tem até o próximo dia 31 de outubro. Acesse: http://brasilbracosabertos.turismo.gov.br/

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página