Governo vai liberar recursos para prevenção de desastres na Serra Catarinense
Trabalhos de contenção em vinte e cinco pontos ao longo da encosta da Serra do Rio do Rastro contemplam pleito de segurança e turismo no Estado
Autoridades se reuniram em Florianópolis (SC). Foto: Governo do Estado de SC/Divulgação
Os ministros do Turismo, Vinicius Lummertz, da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e o secretário nacional da Defesa Civil, Renato Newton, anunciaram na manhã desta sexta-feira (12) em Florianópolis (SC) o repasse de R$ 20 milhões para medidas preventivas de contenção de deslizamentos em 25 pontos ao longo da rodovia da encosta da Serra do Rio do Rastro.
Em reunião com o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, Lummertz pontuou que os recursos “atendem a um pleito inadiável do turismo em uma questão emergencial”. O ministro afirmou que, além de proteger a vida das pessoas que transitam pela rodovia, "a medida recupera essa que é uma das joias do turismo brasileiro”.
Segundo o ministro Marun, o atendimento à demanda do estado é “determinação do presidente Temer, por tratar-se de uma região com alto risco de acidentes e importante patrimônio turístico brasileiro”, firmou. Segundo ele, o projeto já está aprovado e a expectativa é de que até a próxima quarta-feira (17) o recurso seja empenhado pelo Ministério da Integração Nacional.
O secretário da Defesa Civil ressaltou a importância das iniciativas de prevenção. “Essa obra é fundamental para as pessoas que utilizam a estrada, seja por veículo ou a pé”, disse Newton.
O governador do estado agradeceu a iniciativa. “Chegou a vez da Serra do Rio do Rastro receber recursos para suas obras de prevenção. Só temos que agradecer ao presidente Temer o carinho por Santa Catarina”, concluiu.
Detalhe dos paredões de pedra da Serra do Rio do Rastro. Foto: Beto Garavello/Embratur
Edição: Vanessa Sampaio