Começa a Marejada, maior festa do pescado do Brasil
Na foz do rio Itajaí (SC), o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, ressalta a região como novo complexo turístico internacional
Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, durante evento. Crédito: Gilberto Viegas
Mais de 250 mil pessoas são esperadas para participar da 32ª edição da Marejada, maior festa do pescado do Brasil segundo os organizadores. A abertura oficial na noite desta quinta-feira (4) na cidade de Itajaí (SC) contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, e do prefeito do município, Volnei Morastoni. A Marejada é uma das nove festas regionais do mês de outubro no estado, sendo a maior delas a Oktoberfest, em Blumenau.
“A Marejada deste ano celebra a consolidação da Foz do Itajaí como um complexo internacional de turismo das mesmas proporções de Foz do Iguaçu, no Paraná”, afirmou o ministro. E continuou “Nesta região temos, por exemplo, o parque temático Beto Carrero, um dos sete maiores do mundo e que recebe mais de dois milhões de turistas por ano”, concluiu Lummertz.
Durante o evento, o público poderá ser deliciar com um cardápio especial que ressalta a tradicional sardinha e os frutos do mar. Ao todo são 11 restaurantes que oferecerão mais de 70 tipos diferentes de pratos. Até o dia 14, quando o evento termina, serão realizadas 110 apresentações artísticas, sendo 97 musicais. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, a gastronomia foi aprovada por 95,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2017.
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, destacou a infraestrutura turística da cidade. “Itajaí recebe a maior regata de vela oceânica do mundo, a Volvo Race, e agora na Marejada realizamos uma das maiores regatas do país. Hoje, a cidade é um centro náutico internacional – aqui são construídas 70% das embarcações de lazer do país”, informou o prefeito.
O ministro Vinicius Lummertz lembrou que todos os investimentos feitos pelo governo federal na região estão provocando “uma grande revolução econômica que gera milhares de empregos, renda, novos negócios e arrecadação de impostos, dinheiro este que é aplicado pelas cidades na educação, saúde e segurança”.
Até dezembro será inaugurado o Centro de Convenções de Balneário Camboriú, um dos maiores da América Latina, onde o governo federal investiu R$ 55 milhões. “A Foz do Itajaí é a mais perfeita tradução daquilo que temos pregado pelo Brasil: o turismo é, sem dúvida, a grande alavanca para o desenvolvimento do país e o nosso futuro depende do grau de investimentos que fizermos neste setor”.