Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Micro e pequenas empresas: um grande negócio também no Turismo
Início do conteúdo da página
DATA COMEMORATIVA

Micro e pequenas empresas: um grande negócio também no Turismo

No dia em comemoração ao segmento, MTur destaca importância das MPEs para empregabilidade no País. Elas representam 95% dos empreendimentos do mercado nacional de Viagens

  • Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 09h30
  • Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 11h42

 04.10.2018 Maceio MPEs LuluPinheiro
Produção de artesanato em Maceió, uma das atividades tradicionalmente enquadradas como MPEs no setor de Turismo. Foto: Lulu Pinheiro/Embratur

Cerca de 95% do conjunto de atividades da cadeia produtiva do Turismo é composto por micro e pequenas empresas (MPE). Entre os empreendimentos enquadrados nesta classificação estão bares, restaurantes, meios de hospedagens, agências e transportadoras turísticas, que geram parte importante dos 7 milhões de empregos da indústria de Viagens no Brasil.

No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado neste 5 de outubro, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, destaca que “os micro e pequenos negócios, além de serem maioria no turismo, são fundamentais para garantir a empregabilidade no país. Por isso, o segmento é clientela prioritária nos programas do ministério”. Entre eles está a linha de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), com R$ 38 milhões em projetos contratados por empresas do setor. Destes, R$ 11,9 milhões foram financiados para 10 empreendimentos do segmento MPE e microempreendedor individual. Mais 29 projetos, que somam R$ 24,1 milhões em financiamentos para empresas de mesma categoria, estão em análise pelo MTur.

Outro exemplo da relevância dos pequenos empreendedores para o setor é o cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), onde cerca de 79% dos 54 mil empreendimentos registrados são microempresas com receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil. Outros 11% são enquadrados como empresas de pequeno porte, com receita bruta entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, de acordo com os parâmetros da lei complementar nº 123/2006. Na soma, 90% dos cadastrados são do segmento festejado nesta sexta-feira (5).

O movimento mais recente da Pasta em apoio ao segmento foi a assinatura de convênio de cooperação técnica entre MTur, Embratur e Sebrae no valor de R$ 200 milhões. O objetivo da iniciativa é promover a realização de ações voltadas ao aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do turismo. Produção de inteligência, inovação da oferta turística, qualificação dos produtos e serviços, promoção internacional dos destinos, melhoria do acesso a serviços financeiros e atração de investimentos para o setor são algumas das ações previstas para serem desenvolvidas no âmbito do acordo.

MERCADO – Segundo o Estudo de Competitividade das Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro (2015/Sebrae e CNTur), mesmo diante do cenário de crise o segmento vem adotando estratégias para fortalecer sua presença no mercado. Entre os entrevistados, 62% apontaram a melhoria da qualidade dos produtos e serviços como meio para ampliar a competitividade, enquanto 40% indicaram os investimentos em treinamento dos colaboradores e outros 37% apontaram a necessidade de promover a inovação.

De acordo com o Sebrae, as MPE são as principais responsáveis pela geração de empregos formais no país e devem chegar ao final deste ano com saldo de 600 mil trabalhadores contratados. Para 2019, a expectativa é de criação de 1,5 milhão de novas empresas, incluindo os microempreendedores individuais.

04.10.2018 fazendabacuri produartesanal
Licores produzidos pela Fazenda Bacuri, referência de pequeno empreendimento rural sustentável em Augusto Correa (PA). Foto: Divulgação/MTur

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página