Turismo para millennials e geração Z: apostas e desafios
Palestra explorou estratégias para cativar esse público. Debate se conecta ao tema do Dia Mundial do Turismo, "Transformação Digital"
Por Kiara Goulart
Apresentação do CEO do Grupo Nexxera no Espaço Experiencial do MTur na 46ª ABAV Expo. Foto: Kiara Goulart/MTur
Como atrair a atenção dos millennials (pessoas na faixa etária dos 18 aos 35 anos) e da geração Z (nascidos a partir de 1995) no setor de viagens? A pergunta foi o ponto de partida de painel realizado nesta quinta-feira (27) no Espaço Experiencial do Ministério do Turismo na 46ª ABAV Expo, em São Paulo. Edson Silva, sócio-presidente do grupo Nexxera, apresentou desafios e soluções para cativar esse público que classificou como "autodidata, independente e altruísta".
A maior aposta de quem atua no setor, de acordo com dirigente do grupo privado, deve ser o investimento em experiências. "Os millennials e Z’s buscam marcas que tenham alma, que falem a sua língua, sejam livres de preconceitos, que tenham qualidade e lutem por um mundo melhor", definiu. De acordo com o executivo, o jovem dessa geração tem papel fundamental na tomada de decisões da família e por isso é preciso entender seu comportamento e valores de compra: "ele escolhe, por exemplo, onde vai ser a próxima viagem familiar. É ele quem está conectado a tudo e é preciso compreender essas referências para poder oferecer algo que tenha sintonia com a sua filosofia de vida”, explicou.
Tornar a experiência o mais “instagramável” possível foi uma das dicas de ouro compartilhadas pelo CEO da Nexxera com a plateia. Ele se referiu ao Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. Silva aconselhou os profissionais a pensarem alternativas que sigam esse caminho. "Nós precisamos surpreendê-los para que eles possam surpreender em suas rodas de amigos, com a finalidade de serem os mais curtidos, mais seguidos e mais diferentes. Eles querem ser os primeiros a saberem de algo e a experimentarem algo”, finalizou.
Edição: Vanessa Sampaio