Destinos para curtir o feriado de 7 de setembro
Aproveite o feriadão para conhecer destinos que contam a história do Brasil através de atrativos dos períodos colonial, imperial e da República
Por Geraldo Gurgel
Centro Histórico de Porto Seguro (BA). Crédito: Marcílio Filho/Banco de Imagens/MTur
Se não bastasse as belezas naturais representadas pelas praias, lagoas e a paisagem do Pão de Açúcar e do Corcovado, a Cidade do Rio de Janeiro é um destino completo para quem gosta de história. A antiga capital conta com diversos atrativos do Brasil colonial e dos períodos do Império e da República, a maioria deles está concentrada no Centro Histórico. A orla revitalizada entre as praças XV e Mauá com novos atrativos culturais como os Museus de Arte Moderna e do Amanhã e o Aquário do Rio, no Boulevard Olímpico, também fazem parte do roteiro.
O feriadão também conta com o Festival da Cerveja de Petrópolis, a cidade imperial pertinho do Rio. Além de conhecer o Museu Imperial, palácio de verão da família real, o visitante poderá degustar pratos da gastronomia local harmonizados com as cervejas produzidas na própria cidade. Outros atrativos históricos são as casas da Princesa Isabel, Rui Barbosa, Santos Dumont e os palácios Quitandinha, Amarelo, de Cristal e Rio Negro. Este último foi residência oficial de verão dos presidentes da República. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos e seus atrativos como o Dedo de Deus, cachoeiras e trilhas na Mata Atlântica são mais um motivo para o turista subir a serra.
Quem quiser aproveitar o feriado da independência para fazer turismo cívico, o desfile militar de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, atrai milhares de espectadores para ver carros militares, cavalaria e acrobacias da esquadrilha da fumaça. O passeio pode ser esticado para conhecer a Catedral Metropolitana, o Conjunto Cultural da República e a Praça dos Três Poderes, onde estão os palácios do Congresso Nacional, do Planalto e do STF. O turista ainda poderá conhecer o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República; as torres de TV Digital e Analógica, além de muitas obras de Oscar Niemeyer e áreas de lazer às margens do Lago Paranoá.
Outra opção é celebrar a chegada de Pedro Álvares Cabral, em Porto Seguro (BA), na Costa do Descobrimento, sul da Bahia, uma opção com muitos atrativos históricos e naturais como o Parque Nacional do Pau Brasil. Trancoso, Arraial da Ajuda e Cabrália então entre os destinos preferidos. Já Salvador, a primeira capital do Brasil, reúne história, praias e cultura negra que sintetizam as origens do Brasil. Destaque para o Pelourinho, conjunto colonial de sobrados, igrejas e monumentos, tombados pela Unesco como patrimônio da humanidade.
São Paulo também é um destino turístico que está diretamente ligado a Independência do Brasil. O Parque do Ipiranga, onde o imperador D. Pedro I teria proclamado o “grito da independência”, às margens de um riacho, reúne entre os atrativos, um monumento relacionado a data. Passar o feriadão em São Paulo pode render bons momentos nos espaços culturais, no centro histórico, Parque do Ibirapuera e bairros tradicionais, além de permitir ao viajante degustar pratos da gastronomia reconhecida internacionalmente. Bom feriado!