Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Senado aprova financiamento do Prodetur para Fortaleza
Início do conteúdo da página

Senado aprova financiamento do Prodetur para Fortaleza

Próximo passo é firmar contrato com instituição financeira
  • Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2011, 17h12
  • Última atualização em Quarta, 21 de Dezembro de 2011, 17h12

Brasília, DF - O plenário do Senado Federal autorizou, nesta quarta (21), o município de Fortaleza (CE) a contratar uma operação de crédito externo no valor de US$ 50 milhões junto à ‘Corporação Andina de Fomento’ (CAF). Os recursos, somados à contrapartida de mesmo valor, vão financiar projetos da capital cearense incluídos no ‘Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo’ (Prodetur) do Ministério do Turismo.

O projeto tem valor total de US$ 100 milhões e prevê intervenções em dois dos principais cartões-postais de Fortaleza: Avenida Beira Mar e a Praia do Futuro. Serão obras de drenagem, pavimentação, construção de quadras poliesportivas, padronização de calçadas, sinalização turística e paisagismo.

A Avenida Beira Mar, que concentra a maior parte da rede hoteleira da cidade, ganhará um ‘Veículo Leve sobre Trilhos’ (VLT) que a ligará com a Praia de Iracema - ícone do turismo local. Já a Praia do Futuro será contemplada com um complexo esportivo e de lazer - que vai abrigar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e unidades do governo municipal para prestar serviços à população e aos visitantes. As obras estão 60% concluídas.

O Prodetur focará, também, obras como a urbanização da encosta do Conjunto Santa Tereza (no corredor turístico da capital cearense). Neste caso, 43% das intervenções foram executadas. Para isso, Fortaleza - cidade-sede da Copa do Mundo 2014 - recebeu verba do Ministério do Turismo, que apoia municípios e estados que participam do programa.

Fortaleza recebeu cerca de 2,4 milhões de visitantes em 2010. Dos quais, 13% turistas internacionais. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo em 2011 o número de visitantes deverá aumentar em 13%.

registrado em:
Fim do conteúdo da página