#FelizesPorNatureza: Brasil se promove na Rússia com samba e festa nas ruas de Moscou
Embalado pelo samba, ônibus turístico circula por Moscou com sambista Diogo Nogueira
Por Vagner Vargas, enviado especial
Apresentação de Diogo Nogueira ao lado do Teatro Bolshoi. Crédito: Roberto Castro
O ritmo brasileiro se juntou ao verde e amarelo de bandeiras, perucas e camisetas da seleção nas ruas de Moscou nesta terça-feira (26). Depois do lançamento oficial, a campanha Happy By Nature, realizada pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo, se transformou em samba para divulgar o país e convidar turistas estrangeiros a conhecer as belezas brasileiras.
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, voltou a exaltar a alegria do povo brasileiro como um dos atrativos do país para atrair turistas de fora. “A festa que vimos hoje aqui na Rússia e o congraçamento entre brasileiros e estrangeiros é prova disso. Temos muito potencial para receber e receber bem estas pessoas no nosso país”, afirmou.
A festa foi comandada pelo sambista Diogo Nogueira. Em cima de um ônibus de turismo envelopado com o tema da campanha, o artista brasileiro soltou a voz cantando diversos sambas famosos em três pontos da capital russa. No caminho, muitas fotos e olhares curiosos. Junto com ele, centenas de brasileiros e estrangeiros formaram, juntos, uma típica festa verde e amarela.
“Estamos fazendo história. Estar aqui junto com a torcida do Brasil, esse povo que é muito quente, vivo, intenso, está sendo maravilhoso. O brasileiro está em todos os lugares do mundo. Ainda mais em Copa do Mundo. Estou muito feliz”, declarou o sambista, antes do último dos três shows do dia, em frente ao icônico Teatro Bolshoi. Antes, o “trio elétrico” brasileiro passou pela Praça Bolotnaya e pela Praça Arbatskaya.
Do outro lado da festa estavam pessoas como Silvana Neves, de Campinas, que comemora as bodas de 20 anos de casamento. “Não esperava encontrar o samba aqui. Meu marido faz parte de um grupo da Copa e divulgaram o show. Quem imagina que ia sambar na Rússia? Está perfeito. Estou adorando. Adoro sambar”, diz a turista brasileira, elogiando a recepção dos russos no Mundial. “O povo é maravilhoso. Fomos muito bem recepcionados.”
A ação da campanha Happy By Nature também serviu para matar um pouco da saudade de quem está há dias longe de casa. Marcia Rita, de Pirassununga (SP), aproveitou o samba de Diogo Nogueira para se sentir em casa. Jamais esperaria encontrar isso aqui. É muito bom ouvir o samba brasileiro de novo. O calor humano, essa coisa gostosa”, elogiou, convidando os turistas para conhecer o ritmo em suas origens. “Venham para o brasil. Tem muita coisa boa. O coração brasileiro é enorme.”
Embora muitos brasileiros tenham aproveitado os shows de Diogo Nogueira, os estrangeiros não ficaram para trás. Um deles era o russo Alexey Alekseev, que já morou no Brasil e inclusive fala português. “Nasci na Sibéria e estou curtindo a Copa com os brasileiros. Estou em choque. São muitos brasileiros. É sensacional o que está rolando agora. Vocês têm que vir para cá mais vezes nos ensinar essas coisas alegres. É muito legal”, disse.