Lummertz participa da abertura do Festival das Cataratas
Evento que está em sua 13ª edição é um dos mais importantes de negócios turísticos da América do Sul
Por Vanessa Sampaio
Crédito: Roberto Castro
O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, anunciou nesta quarta-feira (20), na abertura oficial do 13º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), que o Paraná deu entrada no Prodetur+Turismo, programa de concessão de crédito do MTur, com uma carteira de projetos da ordem de R$ 200 milhões.
As propostas de Foz do Iguaçu (R$ 132 milhões), Paranaguá (R$ 43,7 milhões) e Pontal do Paraná (R$ 23,47 milhões) se juntam a outras 18 já apresentadas por entes públicos e privados de outros seis estados brasileiros. Juntos, os 21 projetos somam R$ 1,16 bilhão, pouco mais de um quinto do total disponibilizado pelo BNDES na primeira etapa do Prodetur+Turismo (R$ 5 bilhões). Ao todo, 283 municípios paranaenses estão aptos a solicitar recursos por meio do programa, caso tenham capacidade de endividamento.
Em seu discurso, Lummertz disse que o interesse em investir e qualificar o turismo no estado revela que a indústria de viagens é tratada como prioridade na economia paranaense. O ministro também elogiou o Festival das Cataratas, destacando que a força do turismo, na fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai, promove há 13 anos “este que se tornou um dos mais relevantes encontros internacionais de negócios turísticos da América do Sul”.
Ele frisou que “o turismo é uma megaindústria, provavelmente uma das maiores do planeta, e, hoje, países sérios levam o turismo a sério. Se quisermos que o nosso desenvolvimento desse país seja compatível com nossa riqueza, os brasileiros precisam produzir juntos, para produzirmos um país de primeiro mundo. Esse festival é uma amostra disso”, elogiou.
Na ocasião, a governadora Cida Borghetti fez a assinatura simbólica do decreto que cria do Fundo Paranaense de Turismo, uma nova ferramenta de apoio ao setor no estado. “O futuro passa pelo fomento do turismo. Não podemos negligenciar esse tema se quisermos crescer”, garantiu.
O evento está consolidado como vitrine para a promoção de destinos, produtos e serviços turísticos e fórum de troca de experiências do setor. Mais de 8 mil participantes devem visitar o festival até sexta-feira (22). O público é formado por profissionais, representantes do poder público, empresários, pesquisadores, estudantes e investidores. Cerca de 900 marcas relacionadas às atividades da Indústria de Viagens e Turismo estarão distribuídas em 209 estandes do Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel.
Rodadas de negócios, mostras de produtos, arenas de degustação e gastronomia, atividades de capacitação e salões de segmentos estão entre os destaques da programação. Serão abordados o turismo de bem-estar, turismo cultural, negócios e eventos, marketing turístico, aventura e natureza, enoturismo e turismo de compras, entre outros. O festival leva no nome e tem como símbolo as Cataratas do Iguaçu, atrativo que se transformou em um dos grandes indutores do desenvolvimento econômico regional.
DESTINO - Em 2017, Foz do Iguaçu foi o 3º destino de lazer e o 9º destino de negócios mais visitado por estrangeiros que estiveram no Brasil. Boa parte deles vem atraído por atividades de natureza, ecoturismo e aventura disponíveis no Parque Nacional do Iguaçu, tombado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, que guarda um dos maiores e mais imponentes conjuntos de quedas d’água do mundo. As Cataratas foram também eleitas, por concurso internacional em 2011, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
O Parque Nacional do Iguaçu é o segundo mais visitado no Brasil, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca (RJ). Em 2017, recebeu 1,79 milhão de pessoas. Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas preservadas.