6º Encontro Nacional da RIMT tem como tema posicionamento de mercado
Rede de Inteligência de Mercado no Turismo reunirá representantes de todo país para debater estratégias de promoção dos destinos turísticos
Por Nayara Oliveira
Crédito: Gustavo Messina
O caso de sucesso de Porto Seguro, na Bahia, vai servir de exemplo para outras cidades turísticas no 6º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), que está marcado para os dias 07 e 08 de junho. A forma como a cidade se reinventou para ampliar o fluxo de turistas para a região, fará parte do debate, que tem como ponto central o reposicionamento de mercado do destino baiano.
Durante o encontro, que será realizado em Porto Seguro, serão apresentadas as estratégias utilizadas pela gestão turística do município no reposicionamento de seus destinos ao turista, evidenciando como esse trabalho tem auxiliado em sua atratividade e competitividade nos mercados nacional e internacional.
“Porto Seguro é um dos casos mais simbólicos no que se trata de reposicionamento de mercado. O município soube trabalhar a identidade de cada um dos seus destinos, Trancoso, Caraíva, Arraial D´Ajuda e Porto Seguro, atraindo diferentes públicos, fomentando e qualificando o turismo local, e aumentando o fluxo de turistas para a região”, explica Fabiana Oliveira, Coordenadora de Posicionamento de Produtos do MTur.
O 6º Encontro Nacional da RIMT contará ainda com palestras do setor público e privado, apresentação de boas práticas dos órgãos oficiais de turismo e Sebraes nas UFs, além de exposição dos principais produtos e resultados da RIMT como os boletins de inteligência de mercado e uma visita técnica de benchmarking (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais) a equipamentos e atrativos turísticos de Porto Seguro. Na ocasião, o Ministério do Turismo também apresentará as ações de marketing e inteligência de mercado que compõem o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022.
Formado por representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae (Nacional e estaduais) e de órgãos de Turismo das Unidades da Federação (UFs), a RIMT foi criada em 2016 e tem como objetivo compartilhar experiências voltadas à gestão de marketing e promoção dos destinos brasileiros. Busca, ainda, manter um processo de colaboração entre atores públicos e privados do setor, que permita ampliar a profissionalização do marketing turístico.
As discussões entre os membros visam adaptar a oferta de atrativos às expectativas e tendências do ramo de viagens, fornecendo subsídios à tomada de decisões na área. Atualmente, a Rede é coordenada pelo MTur e a Embratur, com apoio do Sebrae. Para receber boletins e comunicados da Rede, clique aqui e faça o cadastro.