MTur propõe implantação de e-Visas para entrada de indianos no Brasil
Durante encontro bilateral com ministro do Turismo da Índia, Vinicius Lummertz sugere a adoção do visto eletrônico para ampliar o número de turistas internacionais no país
Por Mariana Oliveira
Crédito: Roberto Castro/MTur
A Índia envia, anualmente, cerca de 34 milhões de turistas ao mundo, porém o Brasil recebe apenas 23 mil visitantes daquela nacionalidade. Ciente desse potencial, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, se reuniu nesta terça-feira (17) com o ministro do Turismo da Índia, Alphons Joseph kannanthanam, durante a 8ª reunião dos ministros do turismo do G20, na Argentina, para apresentar as potencialidades do Brasil e o interesse em receber mais turistas da Índia em território nacional.
“Temos que reduzir a burocracia para atrair mais turistas para nosso país. Hoje, se um brasileiro quiser visitar a Índia já pode obter o visto de forma eletrônica, porém o inverso não funciona. Para o indiano visitar o Brasil, ele ainda precisa se deslocar até a Embaixada para solicitar o visto. O que queremos é eliminar essa barreira. Faremos o pleito ao Ministério de Relações Exteriores para que esse processo eletrônico seja recíproco e, com isso, eliminaremos uma barreira para atração desses visitantes”, afirma Lummertz.
Durante o encontro, o ministro brasileiro propôs, ainda, a realização de reuniões de apresentação do País com empresários do trade, responsáveis pela comercialização dos destinos. A ideia é apresentar as opções e diversas experiências que podem ser vividas pelos turistas internacionais no Brasil.