Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Turismo do Brasil presente em encontro do Mercosul
Início do conteúdo da página
economia

Turismo do Brasil presente em encontro do Mercosul

Além da XX Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, Brasil estará representado no encontro da Comissão Regional das Américas da Organização Mundial do Turismo

  • Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 10h27
  • Última atualização em Terça, 10 de Abril de 2018, 11h01

Por Geraldo Gurgel

A capital do Paraguai, Assunção, sedia nesta semana uma série de encontros para discutir o turismo no Mercosul e nas Américas. O Ministério do Turismo será representado pelo Chefe da Assessoria de Relações Internacionai da Pasta, Rafael Luisi. A agenda terá início nesta terça-feira (10) com a LXIV Reunião Especializada em Turismo do Mercosul. Entre os temas abordados estão a Comissão de Patrimônios Históricos e o Grupo de Ação Regional das Américas que apresentará o relatório sobre o que foi feito nos países do Mercosul. Outro assunto da pauta de Assunção será a redução tarifária para equipamentos de Parques Temáticos.

09 04 18 Reuniao ministros Mercosul montagem
Encontro de 2017 foi sediado em Maceió. Créditos: Roberto Castro/ MTur

Na quarta-feira (11), Luisi participa da XX Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul ao lado de Marcela Bacigalupo, Secretária Nacional de Turismo do Paraguai (Senatur) e de representantes dos demais integrantes do bloco econômico. Na agenda do encontro está a troca de experiências bem-sucedidas sobre o trânsito fluvial e terrestre entre os países da fronteira, além de um Fundo de Promoção Turística do Mercosul.

Durante a reunião de ministros deverá ser assinada a Declaração de Assunção, documento que contará com a participação do Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O texto contempla a discussão sobre a busca de turistas de mercados distantes, conforme o interesse estratégico de cada país. O grupo é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Os roteiros integrados, entre eles o Corredor Jesuítico na América do Sul, receberam sugestões da Comissão de Promoção de Mercados Distantes e Circuitos Integrados sobre três temas para seu desenvolvimento: a eliminação das barreiras alfandegárias, migratórias e de segurança pública; conectividade aérea e terrestres entre os países; e o interesse do setor privado na comercialização desses roteiros como produtos turísticos, além de uma linha de financiamento do BID para a infraestrutura turística da rota jesuítica.

A semana termina na sexta-feira (13) com a realização da 63ª Reunião da Comissão da OMT para as Américas (CAM). A CAM atua em parceria com a Secretaria Geral da OMT para atender demandas específicas das administrações nacionais de turismo, de autoridades locais e empresas de turismo da região. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página