WTM é aberta oficialmente em São Paulo
Cerimônia em uma das maiores feiras de negócios do setor, contou com a presença do ministro do Turismo
Por Geraldo Gurgel
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou nesta terça-feira (03), em São Paulo, da mesa de abertura da edição latino-americana da World Trade Market (WTM), umas das mais importantes feiras do setor no Brasil. O evento reúne 600 expositores no Expo Center Norte e deverá receber, até quinta-feira (05), cerca de 7,7 mil visitantes brasileiros e estrangeiros.
Durante seu discurso, Marx Beltrão aproveitou para lançar o Banco de Imagens, um Flickr especial localizado no site da Pasta com fotos de 169 destinos turísticos brasileiros. O ministro também falou da nova campanha de divulgação do turismo doméstico. “A campanha de divulgação dos destinos nacionais será veiculada ainda em abril e vai coroar o esforço de gestão para estimular o brasileiro a viajar pelo próprio país”, destacou. Marx Beltrão ressaltou que, em 2017, o Ministério do Turismo investiu R$ 60 milhões nas campanhas internas de divulgação dos destinos. O valor é 67% maior que os R$ 35,7 milhões investidos em 2016 e 180% superior aos R$ 21,3 milhões de 2015.
Outro destaque anunciado foi o novo Prodetur + Turismo, iniciativa que disponibilizará recursos da ordem de R$ 5 bilhões para estados e municípios desenvolverem e estruturarem seus destinos turísticos, assim como para a geração de mais empregos, renda e inclusão social. Além disso, o Ministério do Turismo articulou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), linhas de crédito especiais para atender a iniciativa privada com juros e prazos diferenciados.
Crédito: Roberto Castro/ MTur
“O Turismo passa a ser, a partir de agora, uma das prioridades do BNDES. O caminho do desenvolvimento brasileiro passa pelo turismo”, afirmou em discurso o diretor da Área de Comércio Exterior e Fundos Garantidores, Área de Indústria e Serviços, Área de Indústria de Base e da Área de Tecnologia da Informação, Carlos da Costa.
Em seu último evento à frente da Pasta, Marx Beltrão fez um balanço dos 18 meses à frente da Pasta. O visto eletrônico para turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos aumentou em 76% o número de pedido de vistos dos países beneficiados. Somente em fevereiro desse ano foram 11,1 mil vistos a mais do que no mesmo período de 2017. “Isso significa US$ 12,7 milhões a mais para a economia do Brasil”, disse Beltrão. O ministro também destacou a atualização do Mapa do Turismo com um crescimento de 51%. “Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas”, explicou.
Créditos: Roberto Castro/ MTur
CONQUISTAS - Na área de formalização do setor, um dos destaques foi a modernização do Cadastur que passou a ser totalmente eletrônico para os prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório como os guias de turismo, agências de viagem, organizadores de eventos, acampamentos turísticos, hotéis e parques temáticos. A fiscalização batizada de Verão Legal visitará todas as capitais do país até o final deste mês.
O ministro também falou da conectividade aérea com a regulamentação dos voos fretados; a aprovação do projeto “céus abertos”, que libera a frequência de voos entre Brasil e Estados; e o envio ao Congresso Nacional do projeto que prevê abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro, para aumentar a oferta de voos no país.