Senado aprova “Ceús Abertos” com os Estados Unidos
Medida derruba limite atual de 301 voos semanais e permite abertura de novas rotas entre Brasil e o maior país da América do Norte
Crédito: Roberto Castro/MTur
O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (07) o projeto “Céus Abertos”, que retira o limite de 301 voos semanais entre Brasil e Estados Unidos. A expectativa é de que a medida tenha um impacto significativo para o turismo nacional e é resultado de um acordo firmado em 2011 pelos dois países. O texto que já havia sido aprovado pela Câmara segue para promulgação.
De acordo com levantamento feito pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, sigla em inglês), o número de passageiros em rotas internacionais com origem ou destino no Brasil poderá aumentar 47% após a ratificação do “Céus Abertos”.
“O fim do limite de voos semanais é mais uma conquista que irá impulsionar o nosso turismo e vai complementar outro importante avanço que são os vistos eletrônicos para os turistas americanos. Números divulgados essa semana mostram que, apenas em fevereiro, o aumento da demanda de vistos por parte dos americanos foi de 87% em relação ao mesmo mês do ano passado. Temos muito o que comemorar”, comentou o ministro do turismo, Marx Beltrão.
Com a medida, a abertura ou fechamento de novas rotas aéreas entre o Brasil e os Estados Unidos passarão a ser livres, de acordo com a decisão das empresas. O texto mantém a proibição de as companhias americanas realizaram rotas domésticas no Brasil e vice-versa.