Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Foz movimenta o turismo com prova esportiva internacional
Início do conteúdo da página

Foz movimenta o turismo com prova esportiva internacional

Ironman deve atrair mais de 10 mil pessoas e acrescentar cerca de R$ 3 milhões à economia da cidade
  • Publicado: Segunda, 18 de Agosto de 2014, 13h46
  • Última atualização em Segunda, 18 de Agosto de 2014, 13h45

Foz do Iguaçu passa a fazer parte do calendário mundial de Ironman 70.3, que acontece em 30 de agosto. A estreia na cidade deve atrair mais de 10 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 3 milhões na economia local, segundo dados da Latin Sport, empresa que organiza a prova.

A escolha da cidade se deve a sua capacidade de sediar grandes eventos, à infraestrutura turística e ao grande número de atrativos naturais, características que atraem os competidores e organizadores do evento. 

A tradição de Foz em sediar eventos esportivos também já vem de longa data. Desde 1997 já recebeu os Jogos Mundiais da Natureza, com foco em esportes radicais; os campeonatos Mundial e o Pan-americano de Canoagem Slalom e os X-Games. Recentemente também abrigou a Seleção da Coréia do Sul que se hospedou na cidade para a Copa do Mundo.

Foz do Iguaçu é o terceiro destino brasileiro mais procurado por estrangeiros que vêm ao Brasil a lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Um dos principais atrativos de Foz é o Parque Nacional do Iguaçu, declarado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco.  O parque tem uma área de mais de 185 mil hectares, e uma das maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O local também abriga mais de duas mil espécies de plantas e aproximadamente 400 aves. No ano passado, o parque recebeu cerca de 1,5 milhão de turistas, segundo a Secretaria de Turismo da cidade.

A cidade ainda oferece como atrativo a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, uma das maiores obras da engenharia e a maior geradora de energia no mundo. Outro ponto turístico é o Marco das Três Fronteiras, Brasil, Paraguai e Argentina. Recentemente também foram inaugurados o Museu de Cera e o parque temático Vale dos Dinossauros, que devem estender a permanência média dos visitantes, atualmente em três dias.

O Ironman 70.3 terá a presença de competidores de 14 países sendo que pelo menos 86% dos participantes se hospedam em hotéis e pousadas da região. Boa parte deles (entre 10% a 45%) traz de um a seis acompanhantes na viagem, de acordo com a Latin Sport. A maioria também costuma alugar carros na cidade e permanece em média de 3 a 5 dias no local.

A programação do Ironman 70.3 não está limitada à competição. As pessoas que forem ao evento poderão visitar uma feira de produtos: a Expo Ironman. A competição será disputada no parque da Itaipu Binacional e terá 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, com largada no Iate Clube Lago de Itaipu.

Ouça aqui comentário do secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, sobre o potencial do Brasil para viagens com motivação esportiva.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página