Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 2020 > Últimas notícias > Velejadores estrangeiros invadem litoral do Piauí
Início do conteúdo da página

Velejadores estrangeiros invadem litoral do Piauí

São 22 embarcações com mais de 80 tripulantes, na sua maioria aposentados que passam seis meses viajando pelo mundo
  • Publicado: Domingo, 14 de Fevereiro de 2010, 13h52
  • Última atualização em Domingo, 14 de Fevereiro de 2010, 13h45

Um público de alto poder aquisitivo, com disponibilidade para viajar e vontade de conhecer novos destinos. Esse é o perfil dos turistas que estão desembarcando até domingo (14) em Luis Correia, litoral do Piauí. A Regata Ilhas do Sol está percorrendo o litoral brasileiro e representa mais um passo no processo de tornar o Brasil reconhecido como destino de turismo náutico no mundo.

Os aposentados são maioria entre os tripulantes. No entanto, no grupo viajam também famílias com jovens e crianças. O perfil profissional dos velejadores é bastante eclético: professores, médicos, profissionais liberais, empresários, e engenheiros. As crianças estudam a bordo dos barcos pelo método de ensino a distância. Vários passeios já foram programados para que os turistas conheçam os atrativos do Piauí, sobretudo o Delta do Parnaíba.

O Rali se enquadra num projeto de navegação de longa duração: as pessoas ficam no mínimo um ano fora de casa. A organização promove rotas e destinos náuticos diferenciados. Saindo do eixo tradicional da Europa para o Caribe. “Nós queremos mostrar aos navegadores europeus lugares diferentes, seguros, com atrativos culturais e naturais”, conta Nicolas Tiphagne, diretor operacional do evento.

Os velejadores, segundo Nicolas, procuravam uma etapa intermediária entre Fortaleza e Soure . Luis Correia foi apontado como lugar ideal. A decisão de aportar pela primeira vez no litoral piauiense foi tomada em dezembro de 2009, durante a Feira Náutica de Paris. A idéia foi discutida pelos organizadores com representantes do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Piauí. “Estamos preparando o Piauí para ser um evento que vai colocar o Piauí no calendário dos grandes eventos náuticos internacionais e movimentar a economia local”, avalia o secretário de Turismo, Silvio Leite.

“Queremos incluir a etapa de Luis Correia nas próximas edições e mostrar que o local tem tudo para se tornar um polo náutico importante” ressalta Nicolas. Segundo ele, a região do Delta do Parnaíba corresponde exatamente ao que os participantes do Rally estão procurando: “um lugar espetacular com cenário belíssimo e gente hospitaleira”. Outra grande expectativa dos participantes é com relação ao carnaval e aos passeios no Delta.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página