Congresso Nacional de Hotéis debate o futuro do Turismo

Autor:Divulgação
Representantes do turismo se reuniram durante o 57º Congresso Nacional de Hotéis
Mariana Oliveira
Representantes do turismo se reuniram nesta segunda-feira (16) no 57º Congresso Nacional de Hotéis para debater os principais desafios do setor. Durante abertura do evento, o ministro Vinicius Lages falou sobre a importancia do turismo para desenvolver a economia do país.
“Sabemos do cenário desafiador, mas é preciso manter o otimismo. Há setores do turismo que crescem a taxas robustas e temos grandes empresas investindo no país. O turismo é, hoje, o sexto item da pauta de exportações com geração de quase US$ 7 bilhões em divisas só no ano passado”, afirmou.
A economia do turismo no país corresponde a 3,7% do PIB brasileiro. Apenas o mercado interno movimentou 206 milhões de viagens no ano passado, um desempenho recorde. Cerca de 62 milhões de pessoas viajaram pelo país em 2014. O setor ainda gerou 3,1 milhões de empregos em atividades relacionadas ao turismo, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
Levantamento realizado pela consultoria BSH Internacional, especializada em investimentos hoteleiros no Brasil, mostra que a previsão de investimentos do setor para este ano é de R$ 2,3 bilhões. A expectativa é que sejam abertos 54 novos hotéis este ano, o que significa 8,9 mil unidades habitacionais. As inaugurações devem gerar ainda 5,2 mil empregos, de acordo com a consultoria.
Agenda parlamentar - antes das atividades do congresso, o ministro se reuniu com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Alex Manente, com o presidente da Frente Parlamentar Mista de Turismo, Herculano Passos, e com representantes do setor para tratar de pautas conjuntas do turismo no Congresso Nacional.
O ministro reforçou a importância do trabalho em parceria com parlamentares. “Temos de alavancar junto a municípios e estados as ações tomadas em âmbito nacional. Continuaremos com o foco na promoção e divulgação do país nos mercados interno e externo, mas também vamos buscar uma equalização entre governo e iniciava privada, para incrementar a nossa atividade”, disse Lages.
Clique aqui e ouça declaração do ministro Vinicius Lages sobre o potencial do turismo de alavancar o crescimento econômico nacional.