Salão do Turismo: dicas para uma viagem bem sucedida
Montado próximo à entrada principal do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o estande Viagem Legal atenderá ainda prestadores de serviço interessados em formalizar sua situação junto ao Ministério do Turismo (MTur).
No Viagem Legal, o visitante poderá tirar dúvidas sobre pacotes turísticos, cruzeiros, roteiros, entre outros produtos turísticos oferecidos pela setor. Dentro do estante haverá um barco, uma recepção de um albergue da juventude e um ônibus. A idéia é apresentar de maneira didática quais os itens de segurança obrigatórios, as condições básicas do equipamento e os direitos dos turistas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também marca presença no local para instruir o turista com relação aos exames médicos necessários e os cuidados a serem adotados com a saúde.
Um dos objetivos do estande é incentivar o público a contratar as empresas credenciadas no Cadastur, cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur. “Quando um turista não fica satisfeito com um atendimento, muitas vezes não consegue reaver o dinheiro, nem registrar uma denúncia nos órgãos de fiscalização, porque a empresa não tinha registro e simplesmente fechou as portas”, explica Mariana Xavier, do Cadastur.
Dicas:
• Só assine documentos depois de ler e analisar com atenção o contrato de prestação de serviços;
• Guarde sempre os materiais promocionais ou recortes de jornal que divulgaram a viagem ou excursão. Isso pode ser útil para formalizar uma reclamação ou denúncia;
• Exija a presença do profissional Guia de Turismo;
• Nas viagens de ônibus ou avião, guarde sempre o tíquete de bagagem e o bilhete de passagem. Eles são a garantia de passageiro no caso de extravio ou dano na bagagem;
• Identifique sua bagagem por dentro e por fora e transporte jóias, documentos, aparelhos eletrônicos e telefone celular sempre na bagagem de mão;
• Sempre solicite a confirmação por escrito da reserva em um meio de hospedagem, contendo as informações sobre a tarifa, o horário do check-in, o tipo de unidade habitacional, os serviços oferecidos e a forma de pagamento;
• Em caso de problemas na prestação de serviços, procure o Órgão de Proteção e Defesa do consumidor local – PROCON e o Ministério do Turismo.
Saiba mais sobre o Cadastur
O Cadastur, cadastro dos prestadores de serviços turísticos, nasceu em junho de 2006, na segunda edição de Salão do Turismo. Ele substituiu o antigo Sistema Automático de Gerenciamento dos Prestadores de Serviços Turísticos – SAGET, operacionalizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR.
Em 17 de setembro de 2008 foi publicada a Lei 11.771, que estabelece o cadastramento obrigatório para prestadores de serviços turísticos. Ele deixou de ser um benefício e passou a ser um dever. Hoje, o sistema é executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.
A inscrição tem dois anos de validade e a consulta do certificado fica disponível no endereço eletrônico www.cadastur.turismo.gov.br. No mesmo site os prestadores de serviço encontrarão as categorias para as quais o cadastro é obrigatório.
Credenciamento
Jornalistas, visitantes e voluntários já podem se cadastrar gratuitamente para o salão no site www.salao.turismo.gov.br