Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Maior Guia online de Hospedagem do país lança acessibilidade para deficientes visuais no 5º Salão do Turismo
Início do conteúdo da página

Maior Guia online de Hospedagem do país lança acessibilidade para deficientes visuais no 5º Salão do Turismo

O Portal de Hospedagem será o primeiro site brasileiro de buscas de hotéis e pousadas 100% acessível para deficientes visuais
  • Publicado: Quinta, 27 de Mai de 2010, 07h18
  • Última atualização em Quinta, 27 de Mai de 2010, 08h12
  • Acessos: 664

A inclusão de pessoas com deficiência em atividades ligadas ao trabalho, lazer, esporte, cultura, turismo e informação é uma necessidade imperativa. Esse é um dos caminhos para a construção de uma sociedade mais inclusiva no Brasil e no mundo. Um dos passos nessa direção será dado a partir desta quinta-feira (27) durante o 5º Salão do Turismo, quando pessoas com baixa visão ou cegas poderão acessar todo o conteúdo do maior guia on line de hospedagem do país, o Portal de Hospedagem no www.portaldehospedagem.com.br. Nessa data, às 16h, o Instituto Marca Brasil, responsável pela gestão do Portal, realizará uma coletiva, no espaço destinado a essa prática, ao lado da Sala de Imprensa, para explicar todos os detalhes dessa nova ferramenta.

De acordo com dados do último censo realizado pelo IBGE, o País possui cerca de 8 milhões de cegos e pouquíssimos sites adaptados para esse grupo de deficientes. O Portal de Hospedagem será o primeiro site de buscas de hospedagem no Brasil a tornar-se 100% acessível para pessoas com baixa visão ou cegas.

Carlos Jacobino Lima, responsável pela área técnica da Intelit, empresa de tecnologia que trabalhou no Portal de Hospedagem explica que foi feita uma adaptação em todo o conteúdo do site. “Por meio de uma ferramenta de estruturação de código que utilizamos, o Portal de Hospedagem vai permitir que leitores de tela desenvolvidos para deficientes visuais realizem a varredura e interpretem o conteúdo. Lembrando que quando falamos em acessibilidade temos que incluir as pessoas com baixa visão e esta ferramenta permite o aumento de fonte e a aplicação de contraste de cores”, afirma.

Dessa forma, quem utilizar um sistema operacional de leitura de dados como, por exemplo, o DOS Vox (desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e disponível para download gratuitamente na internet) poderá ter acesso a todo o conteúdo do Portal de Hospedagem, um serviço que é estendido aos 5.400 meios de hospedagem cadastrados gratuitamente no site.

Para o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva, o Portal de Hospedagem é uma ferramenta eficiente para auxiliar o turista em suas escolhas. “A ampliação do acesso para deficientes visuais representa mais um avanço na política de inclusão social e de acessibilidade adotada pelo Ministério do Turismo” avalia.

De acordo com o presidente do IMB, José Zuquim, promover a acessibilidade de deficientes visuais em plena era da sociedade da informação merece destaque. “Nós vivemos num contexto informacional em que promover a acessibilidade para os deficientes visuais significa inserí-los num mundo sem fronteiras”, afirma

Daniela Bitencourt, diretora do IMB, afirma que tornar o site acessível para os deficientes visuais é um grande passo para a inclusão digital e para que essas pessoas tenham acesso ao turismo. “É dessa forma que as pessoas com deficiência podem exercer sua cidadania. Essa iniciativa vem ao encontro da filosofia do IMB que é trabalhar para a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva e proativa” explica.

De acordo com o membro do Conselho Curador, Coordenador e Instrutor de Informática na Fundação Dorina Nowill para Cegos, Antônio Carlos Grandi, estas ferramentas, quando bem utilizadas, são indispensáveis ao acesso a informação, favorecendo assim, o progresso e a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade. “Tornar o Portal de Hospedagem acessível, é sem dúvida de grande importância para nós deficientes visuais que, além de nossos direitos assegurados em lei, somos cidadãos e consumidores como qualquer outro brasileiro”, afirma.

 

Números do Portal -O Portal de Hospedagem www.portaldehospedagem.com.br possui hoje cerca de 5.400 meios de hospedagem cadastrados, que vão desde simples pousadas a sofisticados resorts, em 944 destinos do País, já obteve mais de 7 milhões de acessos desde janeiro de 2008. O Portal de Hospedagem foi criado pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae Nacional, sob a gestão do IMB, e viabiliza o acesso à internet e a inclusão digital dos pequenos meios de hospedagem. Gera grandes vantagens porque é um canal gratuito de venda e comunicação da rede hoteleira com os clientes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página