Sergipe quer consolidar polos turísticos do estado
Consolidar os polos turísticos existentes e melhorar a infraestrutura instalada no estado. São os dois pilares que sustentam a proposta de Sergipe ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O projeto, discutido esta semana entre representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo local, prevê investimentos de 100 milhões de dólares para um período de cinco anos.
“O governo vê o turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento de Sergipe e o Prodetur será um meio de levarmos desenvolvimento para um número maior de municípios, ampliando benefícios para a população local”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo de Sergipe, Jorge Santana. Segundo ele, em nome da sustentabilidade, o governo local optou por fortalecer a capacidade já instalada ao invés de criar novos polos turísticos.
Aracaju e os polos da Costa dos Coqueirais, no litoral, e o do Velho Chico, no interior, foram os dois roteiros sergipanos incluídos no Prodetur. A capital sergipana é o principal polo receptivo do estado enquanto que a Costa dos Coqueirais é uma rota rodoviária e fluvial que divide atrativos com os estados da Bahia e Alagoas. Na região ao longo do Rio São Francisco, com seus cânions no Xingó, está um dos destinos mais conhecidos da região.
O Ministério do Turismo (MTur) assumirá integralmente a contrapartida de R$ 40 milhões. Parte desses recursos já chegaram ao estado. Um exemplo são os mais de R$ 4 milhões liberados para a pavimentação da SE 285 (Convento/Pontal), litoral sul, que leva o turista ao estuário que facilita o acesso à Praia do Saco e ao povoado de Mangue Seco (BA), importantes destinos turísticos da região.
E você, ainda não conhece Sergipe?