Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur divulga lista de agências de viagem credenciadas para receberem grupos de turistas chineses
Início do conteúdo da página

MTur divulga lista de agências de viagem credenciadas para receberem grupos de turistas chineses

Credenciamento é exigência do governo da República Popular da China
  • Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2010, 12h27
  • Última atualização em Sexta, 09 de Julho de 2010, 13h22
  • Acessos: 1766

O Ministério do Turismo (MTur) credenciou 70 agências de viagem e turismo em todo país para atuarem no receptivo de grupos de turistas chineses no Brasil em 2010. O processo de seleção segue exigências previstas no Memorando de Entendimento, denominado Status de Destino Aprovado (ADS), assinado com a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China, em novembro de 2004. Hoje, o MTur é o único órgão responsável pelo processo de credenciamento anual no âmbito do ADS.

O registro no sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur – www.cadastur.turismo.gov.br – e a assinatura de termo de responsabilidade estão entre as exigências para o credenciamento.

Confira aqui a lista das empresas credenciadas em 2010.

Mercado Chinês – Segundo dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2004, o Brasil recebeu 16.305 turistas chineses, número que cresceu 142% em quatro anos. Em 2008, o número de turistas chineses que visitaram o país foi 39.514. Como conseqüência do processo de credenciamento, somente entre 2007 e 2008 houve acréscimo de 68,22%.

Segundo estudo realizado pelo professor Wolfgang Georg Arlt da Universidade West Coast de Ciências Aplicadas, na Alemanha, a crescente parceria comercial entre América Latina e China está entre os fatores que contribuiu para o incremento do fluxo de turistas chineses no Brasil.

Embora grande parte dos turistas chineses que visitam o Brasil constitua-se de representantes de delegações comerciais e oficiais, há indicativos de crescimento no número de grupos de turistas a lazer.

registrado em:
Fim do conteúdo da página