Equipamentos culturais e atrativos turísticos do Sudeste são os mais bem estruturados do país
Autor:Banco de Imagens Brasil Network/MTur
Museu do Ipiranga
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Ouro Preto
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Copacabana
Em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), em Belo Horizonte (MG) e Ouro Preto (MG), as referências turísticas estão em toda a parte: nas praias ou nos parques de diversão, nos paraísos naturais ou nos exemplares do patrimônio histórico, nos cinemas ou grandes espetáculos musicais e teatrais. A estrutura dos aspectos culturais e atrativos turísticos da região Sudeste é a mais bem classificada do país, segundo o estudo que monitora o grau de competitividade da atividade turística brasileira nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
De acordo com a pesquisa, alguns dos principais determinantes de competitividade de um destino são dados pela dimensão Atrativos Turísticos. Com pontuação acima da média nacional, o Sudeste registrou 63,8 pontos, seguido pela região Sul (63,2). Neste caso, foram examinadas quatro variáveis: atrativos naturais, atrativos culturais, eventos programados, e realizações técnicas, científicas e artísticas.
Na análise dos Aspectos Culturais, a média da região é a única a ultrapassar o nível intermediário da escala, chegando ao quarto patamar de competitividade. A existência de uma política municipal de cultura e de projetos para implementar o turismo cultural influenciaram o resultado, positivamente. Também foram considerados para o cálculo critérios como produção cultural associada ao turismo e patrimônio histórico e cultural.
A média regional manteve a liderança na avaliação da dimensão Acesso, na qual já havia alcançado o maior patamar na primeira edição da série histórica, em 2008. Apesar do impacto negativo de congestionamentos e problemas relacionados à disponibilidade de linhas de ônibus urbanos que atendam as principais atrações turísticas, a pesquisa considerou o sistema de transporte no destino e os acessos aéreo, rodoviário, ferroviário e aquaviário da região como os mais bem equipados do país (66,4 pontos), ladeados pela região Sul (65,5).
Do Sudeste são as melhores médias registradas em cinco dimensões enquadradas na pesquisa: Acesso, Aspectos Culturais, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Monitoramento.
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