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Ações de promoção e qualificação são destaque em Feira Internacional de Turismo do Pantanal

Na pauta do encontro esteve presente também as medidas que compõem o programa Brasil + Turismo

  • Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2017, 18h22
  • Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2017, 18h47
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Por Geraldo Gurgel


Crédito: Geraldo Gurgel/ MTur

A 2ª edição da FIT Pantanal, que reuniu em Cuiabá, no último final de semana, os principais destinos turísticos mato-grossenses para discutir e promover a sustentabilidade da atividade econômica, também contou com a participação do Ministério do Turismo. A secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, representou a Pasta no evento.

Na ocasião, a secretária detalhou uma série de medidas anunciadas recentemente pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, para alavancar a atividade, o ambiente de negócios e o fluxo turístico doméstico e internacional. O plano foi concebido a partir das demandas do setor. A qualificação profissional e a promoção dos destinos estão entre as áreas que serão mais impactadas.

Teté Bezerra ressaltou a preocupação do Ministério do Turismo com a formação continuada dos profissionais do setor. “Quem trabalha e atua no setor sabe bem que, com pessoal treinado o turista fica satisfeito, o turismo ganha qualidade e o país avança em competitividade na relação com outros destinos do mundo”, destacou.

Uma das iniciativas promovidas pelo Ministério do Turismo é a plataforma Brasil Braços Abertos que vai oferecer vagas ilimitadas para cursos online voltados para o atendimento ao turista e temas como sustentabilidade, educação ambiental, turismo acessível e línguas, entre outros. Já o novo ensino médio vai destinar 10 mil vagas para sete cursos de turismo, hospitalidade e lazer.

Em Mato Grosso, por exemplo, o MedioTec disponibilizará 825 vagas em 21 municípios com cursos presenciais, além do Pronatec Turismo com os cursos presenciais e à distância. Somente no Mato Grosso são mais de 800 vagas para jovens que queiram ingressar no mercado do turismo.

PROMOÇÃO - Já as próximas ações internas de promoção do turismo estão voltadas para o Brasil Junino, com ênfase no Nordeste. No exterior, a promoção dos festejos juninos é feita simultaneamente pela Embratur. Estão previstas ainda, a promoção da Amazônia Legal e do Sul do Brasil que deverão seguir a mesma estratégia. O calendário de eventos turísticos, como mais de 1.600 eventos já cadastrados, também está entre as medidas de divulgação do turismo interno.

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