Profissionais de turismo de Fortaleza farão parte do Olá, Turista!
Promover o aprimoramento de 80 mil profissionais do setor por meio da qualificação em inglês e espanhol tendo em vista a Copa de 2014. Com essa proposta, o Olá, Turista! chega à Fortaleza. O programa, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho, foi lançado nesta quinta-feira (29), em Fortaleza, pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto.
“Mais que melhorar a infraestrutura e buscar financiamentos, o importante é o legado que a Copa deixará para as pessoas: a qualificação profissional. Esse será um dos principais eixos que o MTur trabalhará nos próximos anos”, declarou Barretto durante o lançamento. A opinião do ministro é compartilhada pela secretária municipal Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar. “Tenho certeza que a qualificação profissional será a grande herança individual que a Copa deixará para nossos trabalhadores”.
O Olá, Turista! é voltado aos profissionais do turismo que trabalham em contato direto com o turista como recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros. Para participar, é necessário que o trabalhador esteja ligado a alguma entidade do setor.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, lembrou o papel fundamental da iniciativa privada para o sucesso do programa e da Copa de 2014. “Temos que compreender que a Copa não é só responsabilidade do governo. Temos que montar uma rede e unir esforços para fazer um grande evento”. E, destacou, ao se referir à importância da iniciativa, que “somos conhecidos como um povo acolhedor. Imagine esse povo treinado e bem qualificado para receber o turista!”.
As associações, sindicatos e cooperativas de Fortaleza e outras treze cidades do Rio de Janeiro (Paraty, Búzios, Angra dos Reis, Petrópolis e Rio de Janeiro), do Amazonas (Manaus, Barcelos e Parintins) e da Bahia (Salvador, Maraú, Porto Seguro, Mata de São João e Lençóis) podem solicitar até o dia 31/12 as vagas para seus associados participarem do programa. As inscrições são feitas pelo site www.olaturista.org.br. Os cursos começam em janeiro de 2010.
O Olá, Turista! será lançado, ainda, no Recife (PE) e em São Paulo (SP). No momento, o piloto do programa está sendo executado em Salvador (BA) e no Rio de Janeiro (RJ) e já conta com 342 entidades inscritas e 53.131 vagas solicitadas para a etapa de implementação em 2010.
Para o gerente geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, o objetivo do lançamento é mobilizar as associações ligadas à cadeia do Turismo e promover a adesão ao programa.
O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos no período de um ano -, receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta do Ministério do Turismo para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o setor turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico.
Ao todo, o Olá, Turista! será implementado em treze cidades do Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia, incluindo as capitais, e, agora, será ampliado para outras três cidades-sede da Copa de 2014: Fortaleza, Recife e São Paulo.