Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Seminário promove direitos da infância e juventude no Vale do Ribeira
Início do conteúdo da página

Seminário promove direitos da infância e juventude no Vale do Ribeira

Uma cartilha de prevenção à exploração sexual será lançada durante o evento
  • Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2010, 11h19
  • Última atualização em Quarta, 27 de Janeiro de 2010, 12h14
  • Acessos: 829

O Ministério do Turismo (MTur) participa nesta quinta-feira (28), na cidade de Registro (SP), do “Seminário Regional de Promoção e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude no Contexto das Vulnerabilidades às DST/HIV/AIDS no Vale do Ribeira”. O evento é promovido pelo o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania (Idesc) e pelo e Grupo Ecológico do Guarau (Greg).

O objetivo do seminário, que termina na sexta-feira (29), é estimular e fortalecer as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, ao álcool e às drogas. O encontro também pretende discutir a exploração sexual de crianças e adolescentes nas redes de proteção social dos municípios.

Segundo o Idesc, os trabalhos de intervenção e pesquisa realizados no Vale do Ribeira têm mostrado que a população da região, especialmente crianças e adolescentes, estão expostas à propagação de doenças infecciosas, como a Aids, à exploração sexual comercial e ao uso de álcool e outras drogas.

Foram convidados profissionais e agentes locais de saúde, monitores ambientais e instituições participantes das redes de proteção social, de educação e de saúde dos municípios, além de instituições promotoras do Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes.

A coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), Elisabeth Bahia, do MTur, participará da mesa de debates e apresentará as ações do programa que, desde de 2004, contribui para a prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

PROMOVENDO DIREITOS

Durante o evento, haverá o lançamento da cartilha “Promovendo os direitos de Mulheres, Crianças e Jovens de Comunidades Anfitriãs de Turismo do Vale do Ribeira”, elaborada pelo Instituto Ing_Ong de Planejamento Socioambiental, com apoio do Ministério do Turismo (MTur). O manual deverá subsidiar a formulação de políticas públicas para a região.

As vagas para o Seminário são limitadas e as inscrições gratuitas. Mais informações pelos e-mails: jocaelila@hotmail.com e walperuibe@hotmail.com.

POTENCIAL TURÍSTICO

O Vale do Ribeira é uma região de enorme potencial turístico devido à diversificação e qualidade de atrativos encontrados, como: a mata atlântica preservada, praias, cachoeiras, cavernas, patrimônio histórico e arqueológico e grande diversidade cultural.

Os principais segmentos turísticos presentes na região são: o Turismo Pedagógico; o Ecoturismo; Turismo de Aventura no Alto Ribeira, principalmente em Iporanga e Eldorado; Turismo de Pesca na região do Lagamar, em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida; Turismo de Sol e Praia nas cidades litorâneas; Turismo Religioso, com destaque para Iguape; e o Turismo Rural com foco na agricultura familiar.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página