Anunciados finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017
Vencedores da seleção, realizada em parceria com o Ministério do Turismo, serão conhecidos no próximo dia 17, em São Paulo
Por André Martins
AOKA, um dos vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2014, na categoria Parceiros do Trade. Foto: Aoka Tours
Foram anunciados nesta terça-feira (8) os finalistas da edição 2016/2017 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, um reconhecimento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) às boas práticas adotadas no setor. A seleção, promovida em parceria com o Ministério do Turismo, considera critérios como o impacto ambiental e benefícios socioculturais dos projetos.
Com o tema ‘Atitudes que transformam o Turismo’, o prêmio teve 50 inscritos em cinco categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Projetos Inovadores (voltado a estudantes de nível técnico e superior) e Parceiros do Turismo. Esta última é fruto da fusão das antigas categorias Parceiros do Trade e Parceiros Institucionais e engloba instituições não associadas à Braztoa.
O projeto de maior destaque será homenageado na categoria Top Sustentabilidade, com direito a uma bolsa de pós-graduação à distância sobre empreendedorismo e negócios sustentáveis do Centro Universitário Senac e a produção de um vídeo pelo Ministério do Turismo. Os demais vencedores receberão assessoria de especialistas indicados pela Braztoa e o Senac, a fim de aprimorar e planejar novas iniciativas. Os trabalhos também serão incluídos no Mapa Turismo Sustentável, que reúne iniciativas já premiadas, e publicados nos sites da Braztoa e do MTur.
A diretora interina do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do Ministério, Isabel Barnasque, enfatiza que o prêmio favorece a multiplicação de práticas sustentáveis. “O prêmio é muito importante no sentido de que a gente identifica, reconhece e dissemina ações de destaque. A gente precisa que as pessoas cada vez busquem mais atuar nessa direção, porque nós precisamos do turismo desenvolvido com sustentabilidade”, observa.
A edição deste ano teve o reforço da Associação Brasileira de Resorts (ABR), que incluiu projetos do segmento na categoria Meios de Hospedagem. O resort com melhor desempenho receberá uma menção honrosa, mesmo que não figure entre os finalistas indicados pelo júri.
A cerimônia de entrega do prêmio, que conta com a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), ocorrerá no próximo dia 17, às 19h30, Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Desde a sua primeira edição, o Prêmio Braztoa já reconheceu 56 projetos entre mais de 200 inscritos.
PASSAPORTE VERDE - Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o MTur estimula visitantes e empresas do ramo a adotarem medidas de consumo e produção responsável. O guia Passaporte Verde, por exemplo, orienta viajantes sobre como privilegiar ações sustentáveis.
BRAZTOA - A associação reúne operadores de turismo, colaboradores, representantes de produtos e destinos e convidados, sendo responsável por cerca de 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Em 2015, entidades ligadas à Braztoa faturaram R$ 11 bilhões e embarcaram cinco milhões de passageiros.