Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Anunciados finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017
Início do conteúdo da página
Institucional

Anunciados finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016/2017

Vencedores da seleção, realizada em parceria com o Ministério do Turismo, serão conhecidos no próximo dia 17, em São Paulo

  • Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2016, 18h43
  • Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 15h42
  • Acessos: 2730

 

Por André Martins

 

AOKA, um dos vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2014, na categoria Parceiros do Trade. Foto: Aoka Tours

Foram anunciados nesta terça-feira (8) os finalistas da edição 2016/2017 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, um reconhecimento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) às boas práticas adotadas no setor. A seleção, promovida em parceria com o Ministério do Turismo, considera critérios como o impacto ambiental e benefícios socioculturais dos projetos.

Com o tema ‘Atitudes que transformam o Turismo’, o prêmio teve 50 inscritos em cinco categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Projetos Inovadores (voltado a estudantes de nível técnico e superior) e Parceiros do Turismo. Esta última é fruto da fusão das antigas categorias Parceiros do Trade e Parceiros Institucionais e engloba instituições não associadas à Braztoa.

O projeto de maior destaque será homenageado na categoria Top Sustentabilidade, com direito a uma bolsa de pós-graduação à distância sobre empreendedorismo e negócios sustentáveis do Centro Universitário Senac e a produção de um vídeo pelo Ministério do Turismo. Os demais vencedores receberão assessoria de especialistas indicados pela Braztoa e o Senac, a fim de aprimorar e planejar novas iniciativas. Os trabalhos também serão incluídos no Mapa Turismo Sustentável, que reúne iniciativas já premiadas, e publicados nos sites da Braztoa e do MTur.

A diretora interina do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do Ministério, Isabel Barnasque, enfatiza que o prêmio favorece a multiplicação de práticas sustentáveis. “O prêmio é muito importante no sentido de que a gente identifica, reconhece e dissemina ações de destaque. A gente precisa que as pessoas cada vez busquem mais atuar nessa direção, porque nós precisamos do turismo desenvolvido com sustentabilidade”, observa.

A edição deste ano teve o reforço da Associação Brasileira de Resorts (ABR), que incluiu projetos do segmento na categoria Meios de Hospedagem. O resort com melhor desempenho receberá uma menção honrosa, mesmo que não figure entre os finalistas indicados pelo júri.

A cerimônia de entrega do prêmio, que conta com a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), ocorrerá no próximo dia 17, às 19h30, Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Desde a sua primeira edição, o Prêmio Braztoa já reconheceu 56 projetos entre mais de 200 inscritos.

PASSAPORTE VERDE - Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o MTur estimula visitantes e empresas do ramo a adotarem medidas de consumo e produção responsável. O guia Passaporte Verde, por exemplo, orienta viajantes sobre como privilegiar ações sustentáveis.

BRAZTOA - A associação reúne operadores de turismo, colaboradores, representantes de produtos e destinos e convidados, sendo responsável por cerca de 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil. Em 2015, entidades ligadas à Braztoa faturaram R$ 11 bilhões e embarcaram cinco milhões de passageiros.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página