Para fazer ainda melhor
Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil é avaliado. O objetivo é preparar documento que sirva de referência para os futuros gestores do turismo nacional
Representantes de diversos segmentos do setor turístico se reuniram hoje (14) em Brasília, para dar continuidade ao processo de avaliação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. No encontro, foram apresentados os resultados preliminares da avaliação, como as lições aprendidas durante o programa. Além disso, estão sendo elaboradas as recomendações estratégicas para a continuidade do programa, que foi implementado pelo Ministério do Turismo (MTur) em 2004.
O processo de avaliação do programa é realizado em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e foi feito em três etapas. Na primeira, 680 questionários com 44 perguntas foram respondidos por integrantes da rede de turismo de todo o país – como representantes de colegiados estaduais de Turismo, as comissões de Turismo da Câmara e do Senado Federal, integrantes do Conselho Nacional de Turismo, gestores do MTur, entre outros.
Na segunda etapa, 34 entrevistas foram encaminhadas a pessoas que participaram do programa desde o início, como ex-ministros, secretários e outros colaboradores do programa de Regionalização. A última etapa foram oficinas, nas quais os participantes discutiram o desempenho e avanços conquistados. O documento contendo a avaliação final será publicado no início de dezembro.
Mais competitividade – Algumas das principais lições aprendidas durante o programa foram destacadas pelo grupo, como: a importância do processo de descentralização; a importância da comunicação estratégica; como os princípios que orientam as políticas públicas foram determinantes para a implementação do programa; a importância do capital humano e social para o desenvolvimento das regiões; além da visão do desenvolvimento do turismo sustentável a longo prazo.
O secretário-executivo do MTur, Mário Moysés, esteve presente na abertura do encontro: “O Programa de Regionalização colaborou para o fortalecimento da competitividade do Brasil diante do mercado internacional, trazendo ao ministério muitas oportunidades, mas também grandes desafios que devem ser analisados e observados”, disse ele.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora-geral de Regionalização do MTur, destacou a importância da avaliação do programa: “O documento poderá servir de referência para os futuros gestores do turismo nacional, refletindo um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada”, disse ela.
O Programa de Regionalização do Turismo é um macroprograma do MTur que faz parte do projeto de estruturação dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional. O programa mapeou 276 regiões turísticas, envolvendo 3.635 municípios.
registrado em:
Últimas notícias