Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Rio de Janeiro e São Paulo são as mais visitadas por estrangeiros
Início do conteúdo da página
Institucional

Rio de Janeiro e São Paulo são as mais visitadas por estrangeiros

As catarinenses Bombinhas e Florianópolis, além da paranaense Foz do Iguaçu também se destacaram na preferência do turista internacional

  • Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 10h20
  • Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2016, 10h23
  • Acessos: 4667

Por Pedro Fideles


Cristo Redentor. Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Macieira


As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo permanecem como os destinos mais visitados por turistas estrangeiros no Brasil, de acordo com o estudo Demanda Turística Internacional 2015, do Ministério do Turismo. As paisagens naturais do litoral do Sudeste e os eventos de repercussão internacional como o Carnaval e o Grande Prêmio de Fórmula 1 são alguns dos atrativos que motivaram o grande fluxo de visitantes nas duas capitais.

Vista da cidade de São Paulo. Foto: Embratur
Vista da cidade de São Paulo. Foto: Embratur

Na categoria dos destinos mais visitados por estrangeiros a lazer, em 2015, o Rio de Janeiro ocupou a primeira colocação do ranking com 32,6% das preferências. Outro destaque entre os destinos de lazer foi o município de Bombinhas (SC) que registrou, em 2015, o dobro de visitantes estrangeiros motivados pelo lazer, passando de 3,8% no ano passado para 7,6%.

“Apesar da manutenção de cidades já consolidadas entres turistas internacionais, a pesquisa do Ministério do Turismo mostra a inclusão de três municípios: Bombinhas (SC), Angra dos Reis (RJ) e Paraty (RJ). Esse cenário comprava que o Brasil tem vocação para o turismo e que temos muitos destinos competitivos para os turistas de outros países”, avalia o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Entre os destinos de negócios, eventos e convenções, a capital paulista destaca-se no topo do ranking com 45,1% das preferências, seguida pelo Rio de Janeiro que registrou 24,5% das visitações neste segmento. As duas capitais também ocuparam as primeiras posições na motivação visita a amigos e parentes.

REGIÃO SUL – O estudo do Ministério do Turismo revelou também que Florianópolis e Foz do Iguaçu destacaram-se entre os destinos mais visitados pelos estrangeiros a lazer, com os índices de 18,8% e 13,5%, representando a segunda e terceira colocação desta categoria respectivamente.

No quesito lazer, Foz do Iguaçu, com suas belas cataratas, passou da 4ª para 3ª colocação. Já na categoria outros - visita a amigos e parentes, religião, estudos, saúde, compras e outros - a cidade avançou quatro posições e hoje é o 3º destino mais visitado por turistas internacionais no Brasil.

DEMANDA INTERNACIONAL - Foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo; e 10 fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página