Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Ouro Preto, Itabirito e Inhotim recebem a visita da Tocha Olímpica
Início do conteúdo da página
Olimpíada

Ouro Preto, Itabirito e Inhotim recebem a visita da Tocha Olímpica

No roteiro do 11º dia do revezamento que percorrerá mais de 300 municípios brasileiros, alguns dos principais atrativos de Minas Gerais

  • Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2016, 10h07
  • Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2016, 13h31
  • Acessos: 5255

 Por Lívia Nascimento


Basílica Nossa Senhora do Pilar. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

O passeio do fogo olímpico por terras mineiras continua nesta sexta-feira (13) com a visita a importantes cidades do roteiro turístico do estado. A primeira parada da Tocha Olímpica acontece logo mais na cidade histórica de Ouro Preto, onde permanecerá até o início da tarde. De lá, segue para o município de Itabirito, conhecido por belas paisagens naturais. Para encerrar o dia, a tocha percorrerá o Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Brasil, localizado no município de Brumadinho.


Interior da Basílica Nossa Senhora do Pilar. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

Em Ouro Preto, a Tocha Olímpica percorrerá alguns dos pontos turísticos mais importantes da cidade. É o caso da Basílica Nossa Senhora do Pilar, conhecida pelo esplendor de seu interior, todo trabalhado em ouro. A riqueza do altar, das esculturas e dos detalhes trabalhados em ouro são um retrato do auge do ciclo do ouro na cidade que já foi chamada de Vila Rica em razão da grande quantidade de minério encontrada no local.

Para celebrar o momento histórico, estão previstas apresentações de música, fanfarra, ginástica de trampolim, grupo de congado e das tradicionais pastorinhas. O encerramento acontecerá na Praça Tiradentes, no centro histórico do município, que reúne algumas das construções mais antigas e importantes da cidade. A previsão é de que o símbolo olímpico fique exposto na sacada do Museu da Inconfidência por 15 minutos.

No início da tarde, o comboio com a tocha segue para Itabirito, cidade a 40 quilômetros de Ouro Preto, conhecida por belas cachoeiras como a Benvinda e a Três Quedas. Outro destaque do município é o Complexo Turístico Estação, instalado em uma antiga estação de trem reformada e que abriga a Biblioteca Pública Municipal, a Associação do Turismo Rural de Itabirito e uma loja de artesanato.

Antes de encerrar o dia, haverá uma parada especial no surpreendente Instituto Inhotim, criado em 2002 com o objetivo de reunir, em um único espaço, obras de artistas contemporâneos e exemplares da flora e fauna do Cerrado e da Mata Atlântica. Aberto à visitação desde 2006, o local já recebeu mais de dois milhões de visitantes interessados em conhecer obras como o Magic Square, do artista carioca Hélio Oiticica.


Magic Square, do artista Hélio Oiticica, em Inhotim. Foto: Lívia Nascimento/Ascom/MTur

Um dos condutores da tocha no Inhotim será Élton Damasceno, responsável pela montagem das obras no Instituto. "A minha expectativa é muito grande porque esse é um daqueles momentos em que você percebe que fará parte de algo que vai entrar para a história. Agora, o mundo inteiro verá as maravilhas que temos para mostrar", afirma.




INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo (MTur) investe na infraestrutura dos destinos brasileiros com o objetivo de melhorar a experiência dos moradores e turistas que visitam nosso país. Somente em Ouro Preto, onde a tocha irá passar nesta sexta-feira, o MTur já investiu R$ 8,2 milhões em obras como sinalização turística e construção de um centro cultural da cidade.

REVEZAMENTO EM MINAS – A chama olímpica irá passar por mais de 30 cidades mineiras. Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e dicas dos destinos por onde a tocha irá passar. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Para mais informações sobre o tour em Minas e pelo Brasil, o Ministério do Turismo produziu um mapa interativo com roteiros e imagens dos destinos. O conteúdo pode ser acessado através do banner abaixo:


 

Ouça áudio / download (mp3) em que o diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto, frisa a importância do revezamento da tocha para a divulgação de destinos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página