Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Olimpíada é tema de reunião do Conselho Nacional de Turismo
Início do conteúdo da página
Institucional

Olimpíada é tema de reunião do Conselho Nacional de Turismo

Em sua primeira reunião como presidente do CNT, ministro avalia importância dos jogos para o turismo brasileiro

  • Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 18h13
  • Última atualização em Terça, 03 de Mai de 2016, 17h14
  • Acessos: 2526


47ª reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT). Foto: Paulino Menezes/Ascom


O ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, presidiu nesta segunda-feira (02), em Brasília, a 47ª reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT). Entre os assuntos discutidos estão as mudanças na gestão do CNT com o fortalecimento do comitê gestor do colegiado e as ações realizadas pelo Ministério do Turismo para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

 “A Olimpíada será um momento decisivo para a promoção do país e a formação de um legado que permita uma melhor infraestrutura para nossos visitantes. O turismo é a terceira maior fonte de geração de renda e emprego do mundo e no Brasil é responsável por 3,7% do PIB brasileiro”, avaliou o ministro Alessandro Teixeira.

Entre as ações do MTur para os jogos destacam-se a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá; a sinalização turística bilíngue, em fase de implantação no Rio de Janeiro, e a qualificação profissional para micro e empreendedores individuais da cidade.

Na reunião, foi anunciada ainda a publicação da portaria que trata da criação do comitê gestor do CNT, a ser coordenado pelo jornalista Cláudio Magnavita, ex-secretário de Turismo do Rio de Janeiro. A iniciativa foi elogiada pelos representantes de entidades presentes ao encontro, que defenderam também a necessidade de reforço das ações de promoção do país para os jogos Olímpicos.

A secretária executiva do Fornatur, Ana Paula Jacques, elogiou a criação do comitê gestor do CNT pelo ministro. "Se o conselho não estiver fortalecido, nada do que ocorre aqui chegará aos estados e municípios", alertou. Já o deputado Herculano Passos (PSD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, colocou o grupo à disposição da pasta e lembrou as importantes conquistas do setor em 2015 como a isenção de vistos para o período dos jogos, por exemplo.

Durante a reunião foi apresentado também o projeto SOS Turista Jogos Olímpicos, experiência adotada durante a Copa do Mundo, que concentrará serviços de atendimento ao turista na cidade do Rio de Janeiro em áreas como segurança, turismo e saúde.

registrado em:
Fim do conteúdo da página