Aracaju completa 161 anos
A capital sergipana encanta visitantes brasileiros e estrangeiros com belas paisagens naturais e riqueza cultural
Por Pedro Fideles
Palácio Olímpio Campos. Foto: Divulgação Embratur
As paisagens naturais formadas pelas praias de areia branca, a arquitetura dos palácios e igrejas históricas, as manifestações religiosas e as festas juninas encantam os turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a capital sergipana, que completa 161 anos nesta quinta-feira (17). Para celebrar a data, a prefeitura da cidade organizou uma programação que teve início às 9 horas, com uma missa na Igreja de Santo Antônio. O dia de festa será encerrado com a corrida Cidade de Aracaju, que percorrerá o trajeto simbólico da mudança da capital de Sergipe, partindo de São Cristóvão com destino a Aracaju.
Considerada um dos principais atrativos turísticos naturais de Sergipe, a orla do Atalaia atrai os visitantes pela beleza de sua paisagem formada pela areia branca banhada pelo Oceano Atlântico, e pela prática de esportes náuticos como natação e surf. Para os turistas que desejam conhecer a beleza cultural da capital, a Catedral Metropolitana e o Palácio Olímpio Campos destacam-se por sua arquitetura com caraterísticas das edificações do século XIX.
Em 2015, Aracaju foi a capital brasileira que mais avançou em aspectos culturais de acordo com o Índice de Competitividade do Ministério do Turismo, passando de 54,6 para 62,4 pontos. Entre os fatores que motivaram este crescimento destacam-se a existência do Conselho Municipal de Cultura, as festas juninas e as manifestações religiosas, como as festas do Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Desde sua criação em 2003, o Ministério do Turismo já investiu R$ 122,4 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística de Aracaju, como a conclusão da construção da ponte sobre o rio Sergipe e a reforma do Centro de Convenções de Sergipe, que juntas receberam R$ 50 milhões em repasses da pasta.