Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Viajando pelos ares do Brasil pela primeira vez
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Viajando pelos ares do Brasil pela primeira vez

O Brasil teve 94 milhões de passageiros em 2015. Avião é preferência de metade dos brasileiros que pretendem viajar

  • Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 15h40
  • Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 20h31
  • Acessos: 3373

 

Por Carolina Valadares

A experiência de atravessar as nuvens para chegar ao destino tão sonhado ainda é novidade para muitos brasileiros. Dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontam que  94 milhões de passageiros viajaram pelo Brasil no ano passado.  O meio de transporte é capaz de percorrer as grandes distâncias que separam o país em poucas horas.

Segundo a pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem do Ministério do Turismo, o avião está na preferência de 50% dos brasileiros.  Atualmente, o Brasil conta com 108 aeroportos que operam voos regulares.

Maria da Conceição de Lima, 61 anos, está entre os novos passageiros. A carioca que se mudou criança para Natal (RN), ainda não tinha vivido a experiência de viajar de avião. Ela aproveitou o feriado do Carnaval para visitar a filha Deize Emanuela, em Brasília (DF). O trajeto que demoraria cerca de 40 horas de ônibus, durou pouco mais de duas horas. “Achei muito confortável”, comentou Maria da Conceição que já tem escolheu o destino para a próxima viagem de avião. “Não demora muito eu vou para o Rio de Janeiro visitar meus parentes”, afirmou.

E você, já se animou para viajar? Uma dica para não gastar muito é planejar a viagem com antecedência. Também é bom saber algumas recomendações para um embarque seguro e sem dor de cabeça.

No caso de cancelamento, overbooking ou atraso do voo, o viajante tem direito a benefícios proporcionais ao tempo de espera. “Até uma hora de atraso a companhia aérea deve prover acesso a telefone ou internet; até duas, a alimentação e até quatro horas, a companhia deve oferecer acomodação em local adequado no aeroporto ou hotel, hospedagem e inclusive o transporte se o passageiro sair do aeroporto”, informa a coordenadora-geral de Turismo Sustentável do Ministério do Turismo Isabel Barnasque.

Quer saber mais? Encontre as dicas no guia Viaje Legal do Ministério do Turismo.  A Agência Turismo separou algumas dicas para facilitar sua viagem, confira:



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página