Turistas de Belo Horizonte preferem viajar acompanhados
Mais de 93% dos viajantes da capital mineira informaram intenção de viajar acompanhados, segundo pesquisa do Ministério do Turismo

Estar ao lado das pessoas amadas na hora de uma viagem é muito bom e 93,9% dos turistas de Belo Horizonte concordam. O número é o maior entre as sete capitais monitoradas pelo Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. O índice registrado em novembro de 2015 apresenta um crescimento de 7,5% em relação a novembro de 2014.
O avião deverá ser utilizado pela maioria dos turistas entrevistados (64,7%), aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2014 (53,6%). A intenção de viajar de carro também cresceu. O estudo revelou que 32,1% dos moradores da capital mineira devem optar pelo automóvel como meio de transporte, índice 19,7% maior que o verificado em novembro do ano passado.
Os destinos turísticos nacionais lideram a escolha dos moradores de Belo Horizonte. A opção foi feita por 88,8% dos entrevistados. Para esses viajantes as formas de hospedagem favoritas são os hotéis e pousadas (48,3%) e a casa de parentes e/ou amigos (34,5%).
SONDAGEM NACIONAL – Segundo o estudo, 81,7% dos viajantes brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais. O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.
“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
Leia Mais:
Brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas viagens