Brasília é a cidade onde os estrangeiros mais gastam a lazer no país, revela estudo
No ano passado, mais de 100 mil estrangeiros estiveram na capital e gastaram US$ 139,91 por dia a lazer

O Ministério do Turismo divulga nesta quarta-feira (18) o perfil do viajante estrangeiro que visitou o Brasil no ano passado, dando sequência a um estudo anual que teve início em 2008. O resultado da última análise revela que Brasília é a cidade em que os estrangeiros mais gastam a lazer (US$ 139,91). Outra conclusão é que os principais principais visitantes da capital federal são os argentinos (17,8%) e os norte-americanos (15,1%).
A motivação da viagem para Brasília, no entanto, é dividida: o maior grupo vem a lazer (39,4%), mas uma grande parcela dos turistas internacionais visita a cidade a negócios (27,5%). Os hotéis, flats e pousadas são os meios de hospedagem preferidos (48,6%), seguidos pela casa de amigos e parentes (37,6%). Quando o assunto é a infraestrutura turística, restaurantes, alojamentos, diversão noturna e aeroportos se destacaram em avaliações positivas; com 93,8%, 91%, 82,1% e 79,1% respectivamente. Brasília está entre as 10 cidades mais procuradas a lazer do país e recebeu, ao todo 100 mil estrangeiros em 2014.
“O Brasil é o país número um do mundo em recursos naturais, mas também se destaca pela projeção em negócios e eventos. Ao sediar a Copa do Mundo e eventos como o Rock in Rio e os Jogos Olímpicos, nosso país tende a se destacar e se tornar um destino cada vez mais desejado pelos estrangeiros”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. O país recebeu 6,4 milhões de estrangeiros no ano passado.
A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.
Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves aponta os Jogos Olímpicos e a alta de moedas estrangeiras como oportunidades para o aumento da chegada de visitantes ao país.
Leia mais:
Hospitalidade do brasileiro é destaque na avaliação dos turistas internacionais, revela estudo