Fortaleza: a capital dos americanos
Estudo do Ministério do Turismo revela que norte-americanos são os estrangeiros que mais visitaram a capital cearense no ano passado
O sol forte e a brisa do mar têm atraído cada vez mais turistas estrangeiros à capital do Ceará. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com mais de 44 mil estrangeiros que visitaram o Brasil ao longo de 2014 revelou que os americanos são os principais visitantes da cidade, com 12,4% do total, seguidos pelos italianos (12%) e argentinos (9,7%).
Segundo a pesquisa, mais da metade dos turistas visitam a cidade motivados pelo lazer (51,2%). A maioria se hospeda em hotéis, flats e pousadas (44,9%) e gasta em média US$ 108,6 por dia. Para os estrangeiros que visitaram Fortaleza, o grande destaque foi a gastronomia. Os restaurantes da capital cearense foram bem avaliados por 93,7% dos visitantes.
“Esse dado revela a importância da gastronomia na experiência estrangeira no Brasil. Temos que reforçar nossos valores e trabalhar a promoção do país para atrair cada vez mais turistas”, afirmou o ministro Henrique Eduardo Alves. Em 2014, o Ceará recebeu 85.025 estrangeiros, de acordo com Anuário Estatístico do MTur.
Sobre a pesquisa - A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados, mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.
Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves aponta os Jogos Olímpicos e a alta de moedas estrangeiras como oportunidades para o aumento da chegada de visitantes ao país.
Leia mais:
Hospitalidade do brasileiro é destaque na avaliação dos turistas internacionais, revela estudo