Turistas do Rio de Janeiro desejam visitar outro estado do país, revela estudo
Em comparação a igual período do ano passado, houve aumento de quase 20% na intenção de viajar para regiões mais distantes, diz Ministério do Turismo
Pedro Fideles
O desejo de viajar pelo Brasil está crescendo cada vez mais entre os potenciais turistas da capital fluminense. De acordo com o boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo, 80,4% dos moradores do Rio de Janeiro que pretendem viajar nos próximos seis meses afirmam ter preferência por destinos turísticos nacionais. Entre os potenciais viajantes, o estudo revela que 81,8% afirmam preferência por visitar destinos turísticos de uma diferente da que mora. Em relação ao mês de outubro do ano anterior, houve um crescimento de 19,2%.
No âmbito nacional, a análise de intenção de viagem revelou que 84,1% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses afirmam preferência por destinos turísticos nacionais. Este índice é o maior registrado nos últimos seis anos e representa um crescimento de 8,3% em comparação com o mês de outubro do ano anterior. “Nosso país, cada vez mais, se consolida como um destino atraente, com opções para todos os perfis de viajante”, disse o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “São destinos que se tornam mais competitivos e com potencial para movimentar a economia e gerar desenvolvimento regional”, afirmou.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
Ouça áudio / download (mp3) em que o ministro Henrique Eduardo Alves incentiva o brasileiro a viajar mais pelo país, especialmente com a alta do dólar.