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Promoção do Brasil na América do Sul ganhará mais investimentos em 2010

Notícia foi divulgada pela Embratur aos dirigentes dos Comitês Descubra Brasil de nove países da América Latina
  • Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2009, 03h11
  • Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2009, 15h11
  • Acessos: 532

A potencialização das oportunidades que nascem com a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Este foi um dos principais assuntos tratados durante encontro promovido ontem (30) pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com membros dos Comitês Descubra Brasil da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Equador. Os Comitês, formados pelos setores público e privado, promovem os destinos turísticos brasileiros em países vizinhos.
 
A reunião foi coordenada pelo diretor de Mercados Internacionais da Embratur, José Luiz Cunha, e contou com a participação do executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na América do Sul, João Carlos Vasconcellos, do secretário do Ministério das Relações Externas, Maurício Santos e do gerente de Vendas Internacionais da TAM, José Roberto Pereira.
 
José Luiz Cunha abriu o encontro ressaltando a importância do momento de grande exposição mundial do Brasil, potencializado com a escolha do país para sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo. “É um momento propício para aumentar as vendas de destinos turísticos brasileiros no exterior”, disse.
 
Para o diretor da Embratur, a proximidade geográfica, que facilita o acesso, e a integração cultural, fizeram com que os países vizinhos ganhassem destaque nas ações de promoção turística do Brasil em 2009 - inclusive com o incremento de investimentos em publicidade e comunicação digital. “Em 2010 não será diferente. Aumentaremos ainda mais os nossos investimentos, sempre focados em atrair muitos visitantes latino-americanos antes, durante e depois dos Jogos”, disse José Luiz.
 
Além de debater as oportunidades criadas com a realização da Copa e das Olimpíadas, os Comitês foram atualizados sobre as estratégias de promoção e a agenda para 2010, além de conhecer a nova estrutura organizacional do Instituto. A assessora da Presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, apresentou as linhas mestras do Plano Aquarela - estudo que define as estratégias de atuação da Embratur. Ela ressaltou que a realização de eventos esportivos mundiais trazem uma grande exposição de imagem e impactam a opinião sobre o país e seu futuro como destino turístico e de eventos.
 
A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os dois maiores eventos esportivos do mundo foram apontados no mais recente estudo do Travel Market Trends Report, realizado pelo Euromonitor (um dos principais institutos de pesquisa em turismo do mundo), como a “chave para o crescimento” do turismo no Brasil.
 
Além dos investimentos em publicidade, os presentes conheceram detalhes das ações da Embratur em mídias digitais, apresentados pelo consultor de webmarketing Jaderson Alencar, e de relacionamento e monitoramento dos veículos de comunicação dos países sul-americanos, mostrados pelo consultor de Relações Públicas Roberto Constante. A gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Karem Basulto, apresentou o trabalho da diretoria de Produtos e Destinos do Instituto.
 
Parceria na promoção
 
No segundo momento do encontro, os membros dos comitês puderam compartilhar as experiências vivenciadas em 2009, nas ações de divulgação dos destinos do Brasil em seus países.
 
O gerente de Vendas Internacionais da TAM, José Roberto Pereira apresentou os resultados alcançados a partir da parceria com os comitês dos países que a companhia dispõe de voos. Em 2009 a TAM iniciou frequências para o Brasil a partir de Buenos Aires, na Argentina; Santiago, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; Caracas, na Venezuela; e La Paz, na Bolívia, que começa a operar hoje (01), somando assim, 155 voos semanais, operados pela companhia na América do Sul.
 
Para Elias Walter, presidente da operadora Halifax Viajes e membro do Comitê Descubra Brasil na Argentina, o ano de 2010 é de grandes expectativas. “Além de aumentar as ações de promoção direcionada o público final, queremos investir na capacitação dos profissionais que vendem destinos brasileiros, porque entendemos que o domínio de informações sobre os produtos comercializados é decisivo para a concretização da venda”, disse Elias.
 
Já o chefe do setor Econômico e de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Bolívia, e membro do Comitê Descubra Brasil, José Roberto Filho, falou sobre criar opções de viagens que atendam aos interesses dos turistas, que no caso dos bolivianos, procuram sol e praia e compras. “Nosso desafio para 2010 é aumentar viagens para o nordeste do Brasil, que está atraindo cada vez mais a atenção dos turistas da Bolívia”.

Em 2008, 1,9 milhão de turistas sul-americanos visitaram o Brasil; o que representa 38% do total de visitantes internacionais que o país recebeu ano passado.

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